PUBLICIDADE

Dinâmicas fortalecem combate à dengue em turma de Jaguariaíva

Maquetes, conversas, palestras e ‘experiência’ com mosquitos estéreis do Aedes aegypti permitiram ampla imersão do 5º ano B da Escola Prefeito Aristides Soares no tema

Estudo se uniu à prática em diversos momentos para abordar importante tema
Estudo se uniu à prática em diversos momentos para abordar importante tema -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Entre os dias 6 a 8 de março, o 5º ano B da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, desenvolveu uma atividade relacionada ao combate à dengue. O objetivo, relata a professora Mara Silvia Cocito Cadamuro Garcia, foi de conscientizar sobre a importância de todos participarem nesta luta.

“As atividades tiveram início em casa, com a proposta da professora de confeccionar uma maquete em grupos, onde deveriam usar materiais reciclados para construção. Em sala foi conversado sobre os cuidados que deveríamos ter para combater a dengue, os sintomas, ciclo vital do mosquito e como prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti”, elenca a educadora.

Em sala, houve a preparação de cartazes informativos relacionados ao tema, onde foi colocado em prática o que a turma aprendeu. A docente cita que no dia 8 de março houve uma palestra com a equipe da empresa FORREST, em parceria com agentes de saúde e comunitários, que vêm realizando um projeto de conscientização na cidade, buscando reduzir infestação e casos da doença.

“Esse projeto visa na soltura de mosquitos machos estéreis para copularem com as fêmeas da natureza, que por sua vez colocarão ovos vazios, reduzindo gradualmente os mosquitos e diminuindo assim a proliferação. Em seguida, foi passado para os alunos vídeos explicativos, e também observaram de perto amostras com larvas, mosquitos e ovos, e puderam colocar as mãos dentro de uma gaiola cheia de mosquitos machos estéreis para observarem que eles não picam”, complementa Mara.

Por fim, a professora pontua que durante a execução dos trabalhos, proporcionou-se conhecimento que contribui para o aprendizado futuro. “Tivemos também a participação de todos os alunos da escola nas confecções de maquetes e cartazes, montando assim uma exposição. Juntos iremos combater o mosquito da dengue”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE