PUBLICIDADE

Turma de PG realiza atividades lúdicas após palestra do SAMU

O quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde participou da ação que também contou com a presença da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde

Os alunos participaram de atividades que visavam apresentar cuidados básicos para situações de acidentes
Os alunos participaram de atividades que visavam apresentar cuidados básicos para situações de acidentes -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

No último dia 10 de março, a escola General Aldo Bonde teve a visita do SAMU. Durante o evento, ocorreram palestras e teatro simulativo de acidentes partidos de tensões elétricas. Participaram também a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Saúde, em uma ação em conjunto com a Secretaria de Educação de Ponta Grossa.

Partindo desse linear de cuidados e precauções, as turmas foram estimuladas a trabalhar o conteúdo em sala de aula. E a turma do quarto ano A, orientados pela professora Lucilaine Machado, trabalhou conceitos teóricos de aprendizado quanto aos primeiros socorros, medidas preventivas, etc. “Inicialmente foi explanado em roda de conversa os tipos de acidentes seguidos das necessidades preventivas e meios de segurança. As crianças foram estimuladas a pensar sobre a gravidade de cada fato. Partindo das discussões, trabalhamos o conteúdo interdisciplinarmente, realizando atividades diversas”, explica a educadora.

Os registros foram através dos cadernos e também de gráficos estatísticos, priorizando os acidentes dentro da escola. “Assim os alunos puderam perceber a gravidade e a normalidade de ocorrência dos acidentes”, contou Lucilaine.

Ainda segunda a educadora, para a assimilação e melhor percepção da teoria, foi realizado um mini teatro em sala de aula. “Em um primeiro momento as crianças trouxeram suas bonecas e experienciaram o auto de socorrer. Em outro momento, eles mesmos foram os atores das dramatizações, se dividindo e oralmente decidindo os fatos e cenas para o ato, trabalharam com maestria”, relatou ela.

A atividade serviu para que os alunos percebessem que precisam se atentar aos cuidados preventivos e, principalmente nos momentos de tensão, saber como usar os números emergenciais e como manter a calma e domínio dos seis atos preventivos.

“Eu como professora, achei de grande valia e os alunos me surpreenderam no momento em que as visitas ministraram a ação, pois estavam compenetrados e compreenderam todo o contexto”, explicou Lucilaine.

Acesse o blog da Escola Municipal General Aldo Bonde

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE