Portal aRede relança coluna ‘Fragmentos’
Material produzido pelo historiador Niltonci Batista Chaves, entre os anos de 2007 a 2011, será republicado na íntegra, como parte do projeto ‘200 Vezes PG’ realizado pelo Grupo aRede para celebrar o bicentenário do município de Ponta Grossa
Publicado: 27/02/2023, 18:30

Nesta terça-feira (28), tem início as republicações da coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo Doutor em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e diretor do Museu Campos Gerais (MCG), Niltonci Batista Chaves. A iniciativa prevê a republicação diária, entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro, das mais de 170 colunas escritas originalmente pelo historiador, além de colunas inéditas que totalizarão 200 publicações.
Originalmente a coluna era vinculada aos domingos, fazendo parte de uma reformulação pela qual passou o Jornal da Manhã no ano de 2007. Com o intuito de popularizar o conhecimento sobre a história de Ponta Grossa e também dos Campos Gerais, Niltonci escrevia sobre os mais variados temas, recuperando passagens da história do Jornal da Manhã, sem recortes temporais ou temáticos. Trabalhando a partir deste material, o historiador buscava aprofundar e explicar mais sobre a história da cidade de Ponta Grossa. Temas como moda, alimentação, saúde, cultura, lazer, política e economia foram alguns dos tópicos que passaram pela coluna, que contou também com a colaboração da professora Amanda Cieslak Kapp que, durante o período de defesa de doutorado de Niltonci, assinou a coluna.

Para Eloir Rodrigues, Diretor do Grupo aRede, a coluna Fragmentos foi um dos marcos da nova fase do Jornal da Manhã. “Em cada publicação, o professor Niltonci lançou um olhar específico para a história de Ponta Grossa, contextualizando um recorte do passado através de imagens e textos. Cada coluna era uma pílula informativa sobre fatos e acontecimentos marcantes de um momento histórico da nossa cidade”, comenta.
A republicação das colunas originais e a veiculação do material inédito escrito por Niltonci é uma das atividades promovidas pelo ‘200 Vezes PG’. Uma parceria entre o Grupo aRede, o Museu Campos Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto levará para a rede municipal e particular de ensino, através das iniciativas do projeto Vamos Ler, atividades e materiais sobre a história, cultura e aspectos sociais do município de Ponta Grossa.
A Retomada
Para Niltonci, a retomada da coluna é um ato muito simbólico, por ser no ano de comemoração do bicentenário do município. “É um momento em que várias entidades do Poder Público e outras instituições têm se organizado para comemorar os 200 anos da cidade. Então retomar a coluna agora me dá muita satisfação justamente por ser um momento de confraternização em torno de uma data relevante para todos nós que somos ponta-grossenses”, complementa o historiador.
E sobre as publicações inéditas, Niltonci afirma que irá se valer das mesmas lógicas de produção, utilizando trechos do Jornal da Manhã como ponto de partida para os textos. “Irei retomar a pesquisa com o acervo do jornal disponível no Museu Campos Gerais, completando assim as 200 publicações da coluna Fragmentos”, explica Niltonci.
Segundo Eloir, a ideia é revisitar o material original e torná-lo fonte de pesquisa para as escolas municipais que participam do projeto Vamos Ler – Geração Digital, desenvolvido pelo Grupo aRede. Neste ano, o projeto está mobilizando os estudantes em torno dos 200 anos de Ponta Grossa, incluindo a realização de um concurso que em setembro irá premiar os melhores trabalhos que abordem a temática dos 200 anos do município.
O diretor do Grupo aRede também revelou outra novidade: “Planejamos que em setembro, as colunas se transformem em um livro – impresso e digital – que pretendemos lançar durante a tradicional Feira do Livro. Ou seja, será um presente nosso, do Grupo aRede e do professor Niltonci, para a cidade que agora comemora o seu bicentenário," afirma.
A publicação da coluna Fragmentos acontecerá diariamente às 09h no Portal aRede e nas edições diárias do Jornal da Manhã. Sendo inicialmente a republicação do material original na íntegra. Por esse fator, e buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material não terá atualizações. Logo, apresentará elementos e discussões datadas e muitas já superadas, por se tratar de produções com mais de uma década. Por este motivo, todas as publicações irão conter a data original de veiculação.