Portal aRede relança coluna ‘Fragmentos’ | aRede
PUBLICIDADE

Portal aRede relança coluna ‘Fragmentos’

Material produzido pelo historiador Niltonci Batista Chaves, entre os anos de 2007 a 2011, será republicado na íntegra, como parte do projeto ‘200 Vezes PG’ realizado pelo Grupo aRede para celebrar o bicentenário do município de Ponta Grossa

Recorte da primeira coluna Fragmentos publicada no Jornal da Manhã em 02 de setembro de 2007.
Recorte da primeira coluna Fragmentos publicada no Jornal da Manhã em 02 de setembro de 2007. -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nesta terça-feira (28), tem início as republicações da coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo Doutor em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e diretor do Museu Campos Gerais (MCG), Niltonci Batista Chaves. A iniciativa prevê a republicação diária, entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro, das mais de 170 colunas escritas originalmente pelo historiador, além de colunas inéditas que totalizarão 200 publicações. 

Originalmente a coluna era vinculada aos domingos, fazendo parte de uma reformulação pela qual passou o Jornal da Manhã no ano de 2007. Com o intuito de popularizar o conhecimento sobre a história de Ponta Grossa e também dos Campos Gerais, Niltonci escrevia sobre os mais variados temas, recuperando passagens da história do Jornal da Manhã, sem recortes temporais ou temáticos. Trabalhando a partir deste material, o historiador buscava aprofundar e explicar mais sobre a história da cidade de Ponta Grossa. Temas como moda, alimentação, saúde, cultura, lazer, política e economia foram alguns dos tópicos que passaram pela coluna, que contou também com a colaboração da professora Amanda Cieslak Kapp que, durante o período de defesa de doutorado de Niltonci, assinou a coluna. 

Recorte da primeira coluna Fragmentos publicada no Jornal da Manhã em 02 de setembro de 2007.
Recorte da primeira coluna Fragmentos publicada no Jornal da Manhã em 02 de setembro de 2007. |  Foto: Reprodução
  

Para Eloir Rodrigues, Diretor do Grupo aRede, a coluna Fragmentos foi um dos marcos da nova fase do Jornal da Manhã. “Em cada publicação, o professor Niltonci lançou um olhar específico para a história de Ponta Grossa, contextualizando um recorte do passado através de imagens e textos. Cada coluna era uma pílula informativa sobre fatos e acontecimentos marcantes de um momento histórico da nossa cidade”, comenta.       

A republicação das colunas originais e a veiculação do material inédito escrito por Niltonci é uma das atividades promovidas pelo ‘200 Vezes PG’. Uma parceria entre o Grupo aRede, o Museu Campos Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto levará para a rede municipal e particular de ensino, através das iniciativas do projeto Vamos Ler, atividades e materiais sobre a história, cultura e aspectos sociais do município de Ponta Grossa.

A Retomada

Para Niltonci, a retomada da coluna é um ato muito simbólico, por ser no ano de comemoração do bicentenário do município. “É um momento em que várias entidades do Poder Público e outras instituições têm se organizado para comemorar os 200 anos da cidade. Então retomar a coluna agora me dá muita satisfação justamente por ser um momento de confraternização em torno de uma data relevante para todos nós que somos ponta-grossenses”, complementa o historiador. 

E sobre as publicações inéditas, Niltonci afirma que irá se valer das mesmas lógicas de produção, utilizando trechos do Jornal da Manhã como ponto de partida para os textos. “Irei retomar a pesquisa com o acervo do jornal disponível no Museu Campos Gerais, completando assim as 200 publicações da coluna Fragmentos”, explica Niltonci.

Segundo Eloir, a ideia é revisitar o material original e torná-lo fonte de pesquisa para as escolas municipais que participam do projeto Vamos Ler – Geração Digital, desenvolvido pelo Grupo aRede. Neste ano, o projeto está mobilizando os estudantes em torno dos 200 anos de Ponta Grossa, incluindo a realização de um concurso que em setembro irá premiar os melhores trabalhos que abordem a temática dos 200 anos do município. 

O diretor do Grupo aRede também revelou outra novidade: “Planejamos que em setembro, as colunas se transformem em um livro – impresso e digital – que pretendemos lançar durante a tradicional Feira do Livro. Ou seja, será um presente nosso, do Grupo aRede e do professor Niltonci, para a cidade que agora comemora o seu bicentenário," afirma.

A publicação da coluna Fragmentos acontecerá diariamente às 09h no Portal aRede e nas edições diárias do Jornal da Manhã. Sendo inicialmente a republicação do material original na íntegra. Por esse fator, e buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material não terá atualizações. Logo, apresentará elementos e discussões datadas e muitas já superadas, por se tratar de produções com mais de uma década. Por este motivo, todas as publicações irão conter a data original de veiculação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE