PUBLICIDADE

Alunos imergem no patrimônio histórico e cultural de Carambeí

Capela Imaculada Conceição e região de Catanduva foram escolhas do 4º ano da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth em projeto que valorizou o pertencimento local

Turma pôde aprender hábitos e tradições de gerações passadas, além de conhecerem pontos importantes
Turma pôde aprender hábitos e tradições de gerações passadas, além de conhecerem pontos importantes -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Os 23 alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, sob coordenação da professora Rosana Spinardi de Oliveira, puderam desenvolver uma iniciativa intitulada ‘Projeto Patrimônio de Carambeí – Capela Imaculada Conceição’, durante os dois primeiros trimestres em parceria com o Parque Histórico de Carambeí.

“Escolhemos a Capela Imaculada Conceição, localizada na região de Catanduva, por ser um bem histórico de grande relevância nessa localidade e por possuir uma arquitetura bonita e rica em detalhes, a qual chamou a atenção dos alunos no momento da escolha. A turma dedicou-se seriamente, desde os primeiros estudos, através de pesquisas, fotos nas quais tiveram a oportunidade de conhecer a história escrita em documentos, para posterior visitação e comparação do então patrimônio móvel e imóvel”, aponta a docente.

Assim, houve o passeio em um dia ensolarado, tornando-o mais proveitoso, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o local e arredores citados no projeto, conforme explica a educadora. Outro destaque foi que a região visita foi moradia dos avós maternos e mãe da professora, conversando um grande pomar de diversas árvores frutíferas – que as crianças puderam colher os frutos da época, além de fazer a degustação ao pé, o que permitiu conhecer mais da cultura das pessoas de décadas anteriores.

“Durante o passeio entrevistamos algumas pessoas que residem nesse local e que carregam grande parte da história vivida pelos seus avós e passadas de geração em geração. Ouviram relatos sobre o respeito aos mais velhos, crendice popular, modo de vida e costumes. Após um delicioso piquenique, debaixo das árvores da pracinha em frente a capela, retornamos para a escola, agora cheios de conhecimento”, pontua Rosana.

Por fim, na última etapa, houve o registro em grupos de cinco alunos acerca de tudo que aprenderam, por meio de escrita, desenhos e fotos do passeio. “Concluímos o trabalho percebendo como foi importante para as nossas crianças, despertando a curiosidade e o prazer em desenvolver o trabalho em sala de aula, contribuindo assim com uma aprendizagem mais significativa, a qual ficará para sempre em suas memórias”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE