PUBLICIDADE

Turma de Jaguariaíva imerge no folclore brasileiro

Estudos, apresentações e trabalhos práticos sobre a cultura nacional ocorreram no 5º ano A da Escola Prefeito Aristides Soares

Desenvolvimento de atividades colocou alunos como protagonistas em vários momentos
Desenvolvimento de atividades colocou alunos como protagonistas em vários momentos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O folclore brasileiro foi tema central de um trabalho no 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva. A professora Lilian Maria Müller comenta que as atividades iniciaram com uma pesquisa solicitada aos alunos para que eles procurassem entender os conceitos do assunto, bem como questões como mito e lenda.

Na sequência, explica a docente, houve a condução de um debate acerca dos resultados das pesquisas realizadas, com alguns pontos principais colocados no quadro. Assim, a turma pôde compreender que o folclore se trata de um conjunto de manifestação popular de determina região ou povo, com transmissão de forma de geração para geração.

“Dando continuidade às atividades, os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar um trabalho sobre uma lenda do folclore brasileiro. As lendas pesquisadas foram: Iara, Boitatá, Mula-sem-Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto Cor-de-Rosa, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira e Cuca”, conta a educadora, que cita bastante empolgação e dedicação na confecção de maquetes, cartazes e dedoches.

Para complementar, Lilian cita que posteriormente houve apresentação dos trabalhos e lendas para a turma, com medicação da professora, enfatizando assim as principais características de cada personagem – e, também, cita a participação dos alunos em uma competição com apresentação de trava-línguas aos colegas, com confecção de cartazes destes gêneros textuais escolhidos.

“Foram realizadas também algumas brincadeiras folclóricas, como cabra-cega, amarelinha e passa-anel. As atividades realizadas foram bastante importantes para o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, buscando, dessa forma, não deixar que essas tradições tão importantes para a cultura de um povo caiam no esquecimento”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE