PUBLICIDADE

Vamos Ler destaca reescrita de contos em turmas de Castro

Projeto nos quintos anos A, B e C da Escola Professora Dalila Ayres focou em títulos tradicionais, com apropriação do gênero e vários benefícios linguísticos aos educandos

Alunos puderam compartilhar suas experiências com demais colegas
Alunos puderam compartilhar suas experiências com demais colegas -

Luana Abrantes

@Siga-me

Projeto nos quintos anos A, B e C da Escola Professora Dalila Ayres focou em títulos tradicionais, com apropriação do gênero e vários benefícios linguísticos aos educandos

As turmas do 5º ano A, B e C da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, de Castro, encerram o projeto ‘Didático-Ciranda de histórias’, desenvolvido ao longo de todo o 1° trimestre, com o exercício ‘Reescrevendo contos tradicionais’. Orientados pela professora Tatiana Rocha, os alunos trabalharam conteúdos dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

“O trabalho foi realizado através das etapas de recontagem oral, reescrita coletiva e em duplas, tendo como produto final a edição de um livro. Foram apresentados títulos de contos tradicionais, com o objetivo de apropriar-se da estrutura do gênero conto, identificando as suas principais características e linguagem, a fim de reescrever um dos textos”, comenta a docente.

Dentro do projeto, a última parte da proposta era de realizar o momento da leitura e presentear outra turma com os seus livros. Segundo Tatiana, desta forma buscou-se trazer aos estudantes, leituras provocadoras, entonações de voz, estabelecendo comparações entre diferentes versões de um mesmo conto e refletir sobre a possibilidade de escrever uma mesma história de formas diferentes.

O exercício trouxe também momento de alegria e vibração, quando os alunos viram como os livros ficaram, o que nos deixou muito felizes e satisfeitos. Com isso, a professora destacou a importância de atividades em que os educandos possam ser desafiados, para, com isso, aprimorarem sua leitura e, assim, seus conhecimentos.

“Desta forma, compreendemos concretamente a importância da literatura para a aprendizagem Foi gratificante ver os resultados do estudo, oportunizando o contato com a literatura, sendo notável o apreço que as crianças demonstraram ao ouvir e praticar a leitura”, disse a docente, ressaltando ainda que os momentos de apreciação como prática de oratória, fizeram como que as crianças percebessem o nível de desenvoltura no qual se encontravam.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Dalila Ayres clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE