PUBLICIDADE

Dramatização em Irati aborda rotina de um cardiologista

Estudos sobre o coração, utilização da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema e a importância do órgão ocorreram no 4º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Imagem ilustrativa da imagem Dramatização em Irati aborda rotina de um cardiologista
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Estudos sobre o coração, utilização da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema e a importância do órgão ocorreram no 4º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Os cuidados com o coração, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que retrata o assunto, foram base para um trabalho no 4º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati. A professora Josenia Aparecida Marcondes comenta os principais aspectos do trabalho.

“Ah, o coração, esse órgão tão importante e que já foi, e ainda é, inspiração para várias poesias e músicas, o qual nos dá sinais fortes e diferentes, quando algo importante vai acontecer. Para alguns, o som dos batimentos soam como música, já para as pessoas apaixonadas o coração bate em ritmo descompassado, como se fosse pular do peito, no momento do encontro com a pessoa amada”, relata a docente.

A educadora traz outros pontos. “Mas, essa definição, foi apenas uma explicação literária, ‘romântica’ sobre o coração: na realidade o coração é um dos órgãos mais importantes que temos em nosso corpo e, até mesmo, foi criado um dia para homenageá-lo, no dia 29 de setembro, que se comemora o Dia Mundial do Coração, que tem por objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, uma vez que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo”, elenca Josneia.

Assim, com ênfase nos cuidados com o coração, os alunos puderam dramatizar o cotidiano de um cardiologista. Segundo a professora, alunos participaram da dramatização, pensada também na inclusão, com o educando José Gabriel Colarites, que apresenta quadro de TEA, encenando o papel de médio – que, conforme cita a docente, é o sonho do aluno se tornar cardiologista.

“Para essa dramatização a professora Josnéia fez um desenho em grafite do aluno José Gabriel com trajes de médico e, assim que o mesmo viu o desenho, alegria e emoção tomaram o aluno por completo. O que se pode observar durante a dramatização é que José Gabriel não apenas interpretou um papel: ele vivenciou algo que deseja e sonha para sua vida futura”, complementa a docente.

Por fim, a educadora traz uma frase de Albert Eisten e cita o uso da produção do Vamos Ler. “Sendo assim, através da vídeoaula ‘Coração: cuidados e medidas que devemos ter com este órgão do sistema cardiovascular’, foi possível levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os cuidados com este órgão, bem como discutir com os alunos através da atividade a importância de consultas regulares e de cuidados com a saúde do coração, proporcionando refletirem sobre o assunto abordado”, conclui Josnéia.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE