PUBLICIDADE

Alunos de Guamiranga realizam ações contra a violência sexual

Quinto ano B da Escola de Boa Vista pôde, em virtude do 18 de maio, produzir materiais e assistir peça teatral sobre temática encarada como tabu

Professora destacou importância do tema, de maneira adaptada à linguagem dos alunos
Professora destacou importância do tema, de maneira adaptada à linguagem dos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Quinto ano B da Escola de Boa Vista pôde, em virtude do 18 de maio, produzir materiais e assistir peça teatral sobre temática encarada como tabu

A data de 18 de maio celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desta forma, o 5º ano B da Escola Municipal de Boa Vista, em Guamiranga, sob coordenação da professora Tani Wagner Pontarollo, desenvolveram atividades que envolviam a temática – conforme relata a docente.

“Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune”, aponta a educadora.

Dessa forma, conforme cita Tani, a data busca mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade em prol da luta da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O 5º ano B, bem como as outras turmas, puderam desenvolver atividades de conscientização que envolviam filmes, músicas, produção de desenhos e interpretações de texto que abordassem o assunto.

“Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, os alunos puderam assistir uma peça teatral, uma forma lúdica de compreensão a um assunto tão delicado e que ainda enfrenta muito preconceito e gera tabu em toda a sociedade. É muito importante que os alunos tenham consciência sobre o assunto. Podemos ter alunos que estejam passando por essa situação, sendo necessário estabelecer um vínculo de confiança com o aluno para que possa denunciar qualquer tipo de abuso”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola de Boa Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE