PUBLICIDADE

Vamos Ler aborda estudo dos 151 anos em turma de Imbituva

Trabalho com foco no resgate histórico do município – e, em virtude do 3 de maio, aniversário da cidade – ocorreu no 5º ano B da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão

Mural exposto na escola e trabalhos em sala marcaram dinâmica da turma
Mural exposto na escola e trabalhos em sala marcaram dinâmica da turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Trabalho com foco no resgate histórico do município – e, em virtude do 3 de maio, aniversário da cidade – ocorreu no 5º ano B da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão

Com o objetivo de comemorar os 151 anos de Imbituva, os alunos do 5º ano B da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão desenvolveram uma série de atividades e pesquisa sobre o município, com a temática ‘Conhecendo a história do meu berço amado’. A professora de História, Eliete Camargo Heirich, destaca os principais pontos do trabalho.

“O objetivo do trabalho para os alunos foi conhecer mais sobre a história de seu município que está completando 151 anos no dia 3 de maio: quem foi seu fundador, a origem do nome, símbolos, extensão territorial e forma geográfica. Em sala de aula, apresentei vídeos e conteúdos históricos sobre Imbituva, despertando a curiosidade e incentivando os alunos a pesquisarem, questionarem pessoas e reunirem material para construções de cartazes para exposição no mural da escola”, aponta a docente.

Segundo a educadora, um grupo de alunos levou um material pela professora aposentada Ivete Desk Eidam, que respondeu perguntas acerca da história de Imbituva por meio da iniciativa do aluno Marcos e seu grupo. As atividades em sala de aula, pontua Eliete, contaram com debates sobre a pesquisa realizada, livros, fotos e vídeos.

“Os alunos foram divididos em grupos, onde fizeram desenhos, textos, poemas e os símbolos, dando ênfase sobre como surgiu o município, sendo a caminha do Viamão – feito pelos tropeiros, do Rio Grande do Sul até São Paulo, onde em 1871 o bandeirante Antônio Lourenço fundou a primeira vila chamada Cupim, nome dado devido a forma geográfica do local”, complementa a educadora.

Por fim, a docente destaca que hoje o local é chamado de Imbituva, ocupando cerca de 0,37% da área territorial do estado do Paraná e com uma população estimada, em 2021, de 33.306 habitantes. “Para finalizar, colocaram expostos seus trabalhos em homenagem a Imbituva no mural da escola, onde pousaram para fotos” conclui Eliete.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE