PUBLICIDADE

Plantio de árvores é destaque em escola rural de Carambeí

União de turmas com poder público ocorreu na instituição de ensino de Santa Cruz; alunos puderam realizar plantio na própria escola e levar mudas para as casas

Registros mostram ações sustentáveis na escola e em casa
Registros mostram ações sustentáveis na escola e em casa -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

União de turmas com poder público ocorreu na instituição de ensino de Santa Cruz; alunos puderam realizar plantio na própria escola e levar mudas para as casas

O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, ganhou grande destaque junto aos quartos e quintos anos da Escola Rural Municipal Santa Cruz em Carambeí. A professora Carolline Marcos da Silva destaca os principais aspectos do trabalho que teve a parceria das colegas Fernanda Roberta Koczyla e Gislaine Duarte.

“Nosso primeiro momento foi uma palestra com o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Carambeí, Cleiber José de Azevedo. Em sua palestra educativa, foi abordada a importância da árvore para a sustentabilidade do nosso planeta, principalmente a parte negativa do desmatamento, instigando assim nosso alunos a cuidrem mais de nossas árvores”, aponta a docente.

Na sequência, explica a educadora, houve a distribuição de mudas de árvores para todos os alunos da escola, para levarem às suas casas e fazerem sua parte sustentável. Em complemento, os alunos enviaram fotos plantando mudas em suas casas.

“A terceira parte foi o plantio de mudas de árvores diversificadas, desde muda de cerejeira, pitanga, flores e etc., em torno da escola, junto ao secretário do Meio Ambiente, Cleiber, com a professora Fernanda (História e Geografia, quinto ano) e a professora Gislaine (turma do 4º ano)”, complementa Carolline. Por fim, a professora cita que “cada criança plantou uma de esperança em preserva nosso ambiente e cuidar do futuro delas e das próximas gerações”.

Destaques

Fernanda também dá seus apontamentos da atividade. Primeiro, cita que os alunos foram chamados para uma área externa da escola para realizar a experiência de plantio de árvores. O processo iniciou com a conversa com profissional e explicações sobre como seria realizado o ato de forma correta, para não danificar a muda. Na sequência, as crianças receberam suas árvores e, nos berços (local a serem plantados espécimes), a docente ressalta o cuidado dos educandos.

“Os alunos se divertiram muito nesse momento, querendo planar mais de uma muda, relatando como seria o crescimento das mesmas. A atividade foi muito empolgante, de forma a conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e das árvores – e que cada um de nós pode fazer a diferença, pequena que seja”, conclui Fernanda.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE