PUBLICIDADE

Vamos Ler proporciona amplas ações em escola de Ipiranga

Instituição de ensino Rural São Braz, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, trabalhou com temáticas de meio ambiente, saúde, água e outros. Professora destaca principais pontos

Imagem ilustrativa da imagem Vamos Ler proporciona amplas ações em escola de Ipiranga

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Instituição de ensino Rural São Braz, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, trabalhou com temáticas de meio ambiente, saúde, água e outros. Professora destaca principais pontos

A Escola Rural Municipal São Braz de Ipiranga, ao longo deste ano, vem realizando uma série de atividades de educação ambiental em parceria com o projeto Vamos Ler - Geração Digital. A professora do 5º ano da instituição de ensino e também coordenadora pedagógica, Rita Josiane Gasparelo, destaca as principais ações e como o tema está sendo trabalhado com as diversas turmas.

“A escola, em parceria com o projeto Vamos Ler do Portal aRede, (desenvolve a) saúde no espaço escolar, concebida como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem a educação em saúde transformadora. E, (junto ao) Programa Agrinho Edição 2021, incentivaram os professores, alunos e seus familiares a desenvolveram práticas simples que ajudam a cuidar do nosso planeta”, aponta a docente.

Outro ponto que a educadora pontua é que todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I desenvolveram ações como cuidados com os animais; alimentação saudável; higiene bucal; como economizar, racional e cuidar da água; entre outros. Para tal, os conteúdos foram alinhados junto a BNCC e, explica Josiane, oportunizou aos educandos momentos para compartilhar experiências com os pais e demais colegas das turmas.

“Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade ambiental, como preservação de mananciais e rios, da mata ciliar e, também, quanto à prestação dos serviços públicos básicos como acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto”, cita a professora.

Na Educação Infantil foram trabalhados temas relacionados a saúde, alimentação saudável e higiene bucal. Assim, Josiane cita conceitos e valores importantes para promover a saúde, além de que trabalhar o tema na modalidade remota traz à tona os espaços familiar e escolar, concebidos em um ambiente de vida da comunidade a qual a escola está inserida, “cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológico a educação em saúde transformadora”, conforme complementa a docente.

Por fim, a professora traz uma descrição da diretora da escola que cita que “trabalhar com temas que promovam a saúde e a preservação do meio ambiente podem contribuir para solucionarmos diversas questões, como fortalecer a compreensão do papel da água no desenvolvimento sustentável”. Outro ponto explanado pela gestora é que “são questões atuais que contribuem para a solução de problemas globais e que, portanto, são responsabilidade de todos, em especial para os alunos que residem na zona rural, como é o caso dos nossos”.

Josiane conclui afirmando que “a Escola São Braz agradece a participação dos pais, o envolvimentos dos alunos, a parceria do projeto Vamos Ler do Grupo aRede e o programa Agrinho, bem como a responsabilidade e seriedade com que os temas foram abordados pela equipe docente”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural São Braz clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE