PUBLICIDADE

Turma de escola rural destaca ação tropeira em Jaguariaíva

Fotos, vídeos, textos, discussão e áudios foram alguns recursos utilizados no 5º ano da instituição de ensino Maria Nicoletti Ribas

Imagem ilustrativa da imagem Turma de escola rural destaca ação tropeira em Jaguariaíva

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Fotos, vídeos, textos, discussão e áudios foram alguns recursos utilizados no 5º ano da instituição de ensino Maria Nicoletti Ribas

A professora Damaris Bueno Costa Passos, coordenando o 5º ano da Escola Rural Municipal Maria Nicoletti Ribas, em Jaguariaíva, desenvolveu uma atividade voltada ao tropeirismo. Com vídeos, fotos, textos, discussão e orientação da turma por meio de áudio no grupo de estudos dos alunos, a docente destaca os principais pontos trabalhados.

“Os alunos aprenderam que o tropeirismo foi um ciclo econômico de vital importância para a formação de Jaguariaíva no início do século XVII: bandeiras, paulistas e tropeiros fizeram as primeiras penetrações na região que constitui o território de Jaguariaíva”, aponta a educadora.

Damaris conta que, com contribuição da assessoria pedagógica das escolas rurais, houve o acompanhamento de todas as etapas com fotos e pesquisando, relatando “um trabalho de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tanto em história, como nas produções textuais”, além de desenvolver a oralidade “no reconto aos familiares”.

Por fim, a educadora destaca a utilização de recursos e os resultados que o trabalho sobre o tropeirismo trouxe aos educandos. “Contextualizou-se os conteúdos utilizando-se da tecnologia, desenvolvendo raciocínio reflexivo e criatividade dos alunos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Maria Nicoletti Ribas clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE