PUBLICIDADE

Mostra Científica tem viagem por cinco séculos de Brasil

História do país foi tema central da apresentação dos quartos anos matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí. Alunos criaram cenário de imersão histórica na sala de aula

Imagem ilustrativa da imagem Mostra Científica tem viagem por cinco séculos de Brasil
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

História do país foi tema central da apresentação dos quartos anos matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí. Alunos criaram cenário de imersão histórica na sala de aula

As turmas do 4º ano, matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí, desenvolveram um amplo trabalho sobre a longa e rica história do Brasil desde o seu descobrimento no século XV. A professora Silene Barbosa conta como o tema foi abordado e a participação dos alunos na Mostra Científica, onde puderam repassar seu conhecimento.

“Conhecer a história e seus acontecimentos proporciona uma visão mais ampla, aguça a curiosidade e oportuniza excelentes reflexões. No entanto, há necessidade de uma atenção para alguns conteúdos da disciplina de História, devido à complexidade dos assuntos e quantidade de informações abordados. Justamente por esse motivo que a professora Silene busca apresentar os conteúdos de forma clara para que os alunos possam compreender melhor os processos históricos estudados”, destaca a docente.

Silene explica que no Ensino Fundamental, especificamente no 4º ano, é essencial e relevante desenvolver habilidades cognitivas e operacionais correspondentes ao conceito de tempo. Ainda, deve-se mostrar aos alunos que o estudo da área não é uma viagem ao passado, mas uma pesquisa que se dá através de documentos e ações humanas. Assim, as turmas abordaram o período do Brasil que abarca desde as Grandes Navegações, passando pela Independência e escravidão, até chegar aos dias atuais.

“Com todos esses assuntos sendo construídos durante as aulas, foi visível perceber que a medida em que os alunos descobriram e discutiam, o interesse foi aumentando e foram compreendendo que conhecer o passado é manter viva a memória. A conversa e a troca de informações por meio do livro didático e pesquisas em outras fontes foram conclusivas para a decisão em relação ao tema a ser exposto na Mostra Científica da nossa escola: ‘Recontando a nossa história”, aponta.

Entusiasmadas e com mediação da professora, as turmas montaram na sala de aula uma instalação com marcos históricos, da chegada dos portugueses à construção de Brasília, expondo e exemplificando os principais aspectos até remontar a atualidade. Explicaram, também, que o Brasil já teve muito nomes, como ‘Terra dos Papagaios’, devido ao alto número de animais do gênero encontrados no nosso território. Ainda, abordaram sobre o pau-brasil, sua importância na história brasileira e o estado atual, onde encontra-se ameaçada de extinção.

Para complementar, contaram os motivos que levaram portugueses a escolherem a plantação da cana-de-açúcar para colonizar o Brasil. Foram expostas moedas e cédulas antigas, explicando sobre a casa de fundição. Esses e outros elementos continuaram sendo apresentados pelos alunos, abrangendo os fatos históricos do país. Por fim, Silene elenca que as turmas não apenas se envolveram no assunto, mas também colocaram a ‘mão na massa’ para construir os cenários para a Mostra Científica.

“Todos os assuntos abordados fizeram com que os alunos compreendessem algo ainda mais importante, pois perceberam que o respeito, a tolerância, a cooperação e a participação são atitudes indispensáveis para se viver em sociedade. Aproveitaram bastante essa ‘viagem’ pela história, oportunizando às famílias e demais visitantes uma excelente e dinâmica aula de História”, conclui.

Confira todos os registros no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE