PUBLICIDADE

Turma resgata brincadeiras antigas em Carambeí

Com tutorial gravado pelos alunos do 2º ano da Escola Evangélica para compreensão dos colegas, crianças puderam imergir em um resgate histórico e agregar benefícios com a atividade

Imagem ilustrativa da imagem Turma resgata brincadeiras antigas em Carambeí

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Com tutorial gravado pelos alunos do 2º ano da Escola Evangélica para compreensão dos colegas, crianças puderam imergir em um resgate histórico e agregar benefícios com a atividade

As brincadeiras antigas foram tema de um amplo estudo no 2º ano matutino da Escola Evangélica de Carambeí. Os conteúdos abordados e a forma de trabalho dentro da disciplina de História foram relatados pela professora da turma, Jocieli Aparecida Silva, que contou a importância do resgate acerca do assunto.

“Neste trimestre as crianças do 2º ano estudaram, na disciplina de História, sobre brincadeira antigas. Esse trabalho envolveu não apenas a descrição das brincadeiras, mas a compreensão da importância dessas brincadeiras na construção histórica. outro ponto marcante dessa aprendizagem foi a experimentação e a pesquisa, já que uma das tarefas era aprender e ensinar uma brincadeira antiga”, destaca a docente.

O tema foi desenvolvido com uma tarefa inicial: pensar e representar, com desenhos e escrita, brincadeiras e/ou jogos da preferência dos alunos, com dois critérios. O primeiro é que a brincadeira deveria ser coletiva; a segunda, que não envolvesse algum tipo de jogo eletrônico. Para complementar, houve uma gravação de um tutorial, em dupla, buscando ensinar outras crianças as brincadeiras.

“Compararam as brincadeiras, estudaram sobre a confecção de brinquedos artesanais e industrializados, identificaram brinquedos adequados para diversas idades, conhecendo o símbolo do INMETRO - que fiscaliza e classifica os brinquedos por faixa etária quanto a segurança. Como todas as aprendizagens que construímos, esse conteúdo foi além das descobertas referentes as brincadeiras e brinquedos”, complementa Jocieli.

Para finalizar, a professora explica que o trabalho envolveu raciocínio lógico, organização, interpretação, memória, criatividade, imitação, imaginação, análise de fatos históricos, habilidades motoras, além do desenvolvimento da empatia e a importância do controle de sentimentos a ganhar ou perder, o que ajudou a trabalhar as frustrações.

Confira, no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí, os vídeos na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE