PUBLICIDADE

Turmas cultivam e cuidam de alfaces em Tibagi

Tema ‘alimentação saudável’ motivou segundos anos A e B da Escola São Bento a aprenderem mais sobre o cultivo do vegetal - possibilitando um delicioso lanche como recompensa

Imagem ilustrativa da imagem Turmas cultivam e cuidam de alfaces em Tibagi
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Tema ‘alimentação saudável’ motivou segundos anos A e B da Escola São Bento a aprenderem mais sobre o cultivo do vegetal - possibilitando um delicioso lanche como recompensa

A alimentação saudável foi tema gerador de um amplo trabalho entre os segundos anos A e B da Escola Municipal São Bento em Tibagi. A professora Vanderli Aparecida RIbeiro Galvão, à frente da turmas, conta como o assunto rendeu conhecimento, prática e um saboroso complemento para os alunos.

“Após uma conversa com os alunos sobre boa alimentação, decidimos aproveitar um espaço na horta da escola para plantar alfaces que serão usadas para o lanche da escola. O objetivo é despertar o interesse das crianças e elas levarem conhecimento às suas famílias para produzirem algumas verduras no próprio quintal de casa”, destaca a docente.

Dessa forma, as turmas realizaram uma pesquisa sobre como plantar, com questões abordando profundidade das covas, espaço entre plantas, tempo de desenvolvimento da planta, entre outros. Vídeos sobre os nutrientes que a planta fornece ao organismo humano também foram levados aos alunos.

“Arrecadado dinheiro com a turma, fomos até uma casa agropecuária do próprio bairro para comprar as mudas para serem transplantadas no canteiro. Os alunos aderiram a ideia e colocaram a mão na massa. Cada uma contribuiu um pouco na hora do transplante com muito entusiasmo, todos queriam participar do trabalho”, complementa Vanderli.

Outro ponto que a professora elenca é que, sempre que necessário, as turmas irrigavam as plantas nos dias quentes. “As alfaces foram crescendo a cada dia. Quando ficaram prontas para a colheita, fizemos um delicioso x-salado, visto que a maioria dos alunos residem na zona rural e muitas vezes não tem acesso de fazer um lanche em uma lanchonete. Foi um trabalho muito produtivo. A escola fornece alfaces no lanche escolar, sendo elas cultivadas por nossos alunos de segundo ano”, conclui a docente.

Confira os registros completos no blog escolar da Escola São Bento. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE