PUBLICIDADE

Troca de dentes gera dúvidas e palestra em 1º ano

Alunos da turma vespertina da Escola Evangélica de Carambeí, com questionamentos e receio de não terem a dentição renovada, receberam visita de dentista que explicou o processo

Imagem ilustrativa da imagem Troca de dentes gera dúvidas e palestra em 1º ano
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Alunos da turma vespertina da Escola Evangélica de Carambeí, com questionamentos e receio de não terem a dentição renovada, receberam visita de dentista que explicou o processo

A troca de dentes é uma fase marcante na vida das crianças. No 1º ano vespertino da Escola Evangélica de Carambeí não é diferente: dúvidas, anseios e curiosidades marcam essa etapa comum da infância. E foi através desse tema que a professora Jocieli Aparecida Silva pôde trabalhar de forma abrangente, com o auxílio de uma dentista do município.

“‘Meu dente caiu. E agora?’; ‘O meu também. Eu vou ficar banguela?’; ‘E o meu está mole. Vai cair?’; ‘O meu não vai cair. Não quero. Não vai cair, né?’. Quantas dúvidas. E, esses não foram os únicos questionamentos acerca desse assunto, ainda mais em uma turma curiosa como essa. O primeiro ano do Ensino Fundamental é muito especial e não apenas pelas descobertas de alfabetização e letramento, mas por toda característica dessa fase - como, por exemplo, a que nossas turmas estão vivenciado que é a troca de dentes”, conta a docente.

Jocieli aponta que, de forma particular, o assunto foi muito mais intenso na turma, já que alguns alunos demonstraram dúvidas e medo de ficarem ‘banguelas’ ao ver o dente dos colegas caindo. Com muitas perguntas a serem respondidas, a professora resolveu contar com a ajuda de uma dentista para explicar o que ocorria com os alunos. Entre os tópicos estavam os motivos do dente cair e se novos nasceriam no lugar.

“Precisávamos resolver logo e não bastava apenas a explicação da professora, precisávamos de uma especialista. A doutora Michelle Ribas Bumiler, dentista aqui em Carambeí, aceitou prontamente o convite e veio até nossa escola para conversar com as turmas”, elenca a docente. Michelle abordou a higiene bucal correta, cuidado com objetos colocados na boca, explicando que os dentes das crianças caem porque estão crescendo, precisando de dentes maiores e mais fortes para ajudar na alimentação.

Outro ponto levado pela dentista à turma, foi que bebês nascem sem dentes, sendo bem pequenos para caber na boca, também pequena. Assim, Michelle orientou sobre cuidados com os dentes permanentes, avisando que se eles vierem a cair, aí sim os alunos ficariam banguelas. Esse último tema, diz Jocieli, fez a turma aprender que, além de todos esses fatores, também iriam ganhar mais dentes.

“A doutora Michelle aproveitou para demonstrar a maneira correta da escovação, depois presenteou cada criança com um saquinho para guardar os dentes que estão caindo. Foi uma aula muito importante e esclarecedora. Agradecimentos imensamente a doutora MIchelle pelo tempo disponibilizado com tanto carinho e atenção. E que alívio foi para todos descobrir ou reafirmar que não ficarão com janelinhas para sempre”, complementa a professora.

Para fechar o assunto, Jocieli aponta que os estudantes tiveram mais dinâmicas para concluir o aprendizado. “Como forma de registrar tudo o que aprenderam, os alunos ainda escreveram frases sobre o cuidado correto com os dentes e identificaram produtos usados na higiene, realizando um bingo”. Confira, no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí, esta atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE