PUBLICIDADE

‘Árvore Encantada’ cria imaginário coletivo em Carambeí

Atividades foram desenvolvidas pela Educação Infantil da Escola Evangélica e entenda o que o projeto trouxe ao Infantil 4 da instituição de ensino.

Imagem ilustrativa da imagem ‘Árvore Encantada’ cria imaginário coletivo em Carambeí
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Atividades foram desenvolvidas pela Educação Infantil da Escola Evangélica. Entenda o que o projeto trouxe ao Infantil 4 da instituição de ensino.

Buscando abranger todas as características que os primeiros passos na alfabetização dão para as crianças da Educação Infantil, diversos trabalhos vêm sendo elaborados na Escola Evangélica de Carambeí. No Infantil 4, da professora Jocieli Aparecida da Silva, o desenvolvimento de competência e habilidade estão se tornando indispensáveis em todas as atividades.

“Aproveitar todos os espaços, todos os momentos para explorar e amadurecer as potencialidades da criança faz parte da nossa rotina. Brincar de ‘Era uma vez’, por exemplo, nos permite aprimorar a criatividade, a imaginação, a oralidade e a expressão de ideias, a socialização, a temporalidade e a organização do raciocínio, a argumentação, a problematização e resolução de situações-problema, entre outros”, comenta a professora.

A docente explica que uma atividade contribuiu efetivamente nessa formação dos pequeninos: um ‘faz de conta da árvore’, localizada no parquinho da instituição de ensino, se transformou no projeto ‘Árvore Encantada’ – que, segundo relata Jocieli, pode ‘dar frutos’ estranhos, que não servem para comer, além de serem muito engraçados.

“Como nasceu o projeto da Árvore Encantada? Para aguçar e desenvolver ainda mais a imaginação e a criatividade das crianças as professoras da Educação Infantil aproveitaram a árvore que existe no parquinho e a transformaram em mais uma ferramenta de aprendizagem. A árvore recebeu o nome de “árvore encantada” porque em seus galhos são colocados objetos diferentes que ficam expostos por um determinado período. Os objetos são escolhidos de acordo com o período (como uma data importante) ou outras propostas”, aponta a professora.

Em um período específico (confira nas fotos acima), a árvore recebeu meias que os próprios alunos levaram para a escola. Daí em diante, o projeto contribui para a melhor relação com este ser vivo e a natureza como um todo. “Estão compreendendo que árvores (encantadas ou não) são muito importantes, pois fornecem sombra, oxigênio, frutas e muitos outros elementos”, explica Jocieli.

Para a docente, o projeto contribuiu, também, a fixar ideias simples como não rrancar flores do jardim e/ou floreiras dos locais, não jogar lixo no chão, entre outros. “Afinal, é nosso dever tornar todos os espaços encantados como o parquinho da árvore encantada. Constatar a grata surpresa da turma do Infantil 4 vespertino ao chegar à escola e descobrir que na árvore encantada “nasceram chulés” (meias) e ver brotar inúmeros porquês, enriquece o trabalho e favorece a aprendizagem”, conclui a regente da turma.

Confira o relato completo de Jocieli no blog escolar da Educação Infantil da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE