PUBLICIDADE

Iniciativa de professora aumenta índice de leitura em sala

‘Momento da Historinha’ é gravado e compartilhado com pais no grupo do Whatsapp. Projeto foi desenvolvido por Maria Silmara Mendes do quarto ano da Escola São Bento em Tibagi.

Imagem ilustrativa da imagem Iniciativa de professora aumenta índice de leitura em sala

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

‘Momento da Historinha’ é gravado e compartilhado com pais no grupo do Whatsapp. Projeto foi desenvolvido por Maria Silmara Mendes do quarto ano da Escola São Bento em Tibagi.

Buscando incentivar a leitura após a baixa incidência em turma, a professora Maria Silmara Mendes, do 4º ano da Escola Municipal São Bento em Tibagi, criou um projeto chamado ‘Momento da Historinha’. Com a dinâmica, o envolvimento dos estudantes coordenados pela professora aumentou melhoras na prática do ler.

“Vendo as dificuldades dos meus alunos em escrita e leitura, pois eram alunos que não gostavam de ler, resolvi fazer um trabalho específico para despertar o interesse da leitura. Então criei em sala de aula o ‘Momento da Historinha’”, aponta a professora sobre o trabalho realizado pelo quarto ano.

“Então, todos os dias nesse momento, um dos alunos conta a historinha e é postado no grupo dos pais dos alunos que criei para ter mais contato com os pais e eles acompanharem o dia-a-dia dos seus filhos em sala de aula”, destaca Maria Silmara. A docente ainda explica que a escolha dos estudantes para contar a história é feita pela ordem alfabética – permitindo que o aluno saiba o dia que fará o conto.

“Vários pais me relataram a ansiedade dos seus filhos para contar a história e ver o vídeo no grupo. Hoje posso afirmar que consegui despertar o interesse para leitura e melhorar a leitura e escrita dos alunos. É muito gratificar ver aqueles estudantes que não gostavam de ler nem seus livros didáticos hoje fazerem questão de emprestar livros de historinhas para levar para a casa”, complementa a docente.

“Na escola temos a geloteca, que os alunos emprestam e trocam livrinhos de história. Três vezes na semana fazemos as trocas de livros de história para levar para a casa”, conclui Maria Silmara. No player acima acompanhe a performance de dois estudantes - Joyce e Luiz Henrique - na atividade. Para conferir todas as produções da Escola São Bento acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE