Programas de TV são reproduzidos em sala de aula | aRede
PUBLICIDADE

Programas de TV são reproduzidos em sala de aula

Atividade na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, em Jaguariaíva, envolveu processo midiático, importância da televisão e paralelo com o impresso.

Relatórios, debates e análises foram feitas em produção que culminou com representações televisivas
Relatórios, debates e análises foram feitas em produção que culminou com representações televisivas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, em Jaguariaíva, envolveu processo midiático, importância da televisão e paralelo com o impresso.

A televisão foi uma das maiores revoluções no acesso à informação do século passado. Misturando elementos audiovisuais, as transmissões televisas, bem como os aparelhos, foram ganhando mais adeptos ao longo das décadas, atingindo seu ápice no final da década de 90. Mesmo com o advento da internet, os programas transmitidos pela TV ainda fazem parte de grande parte das famílias brasileiras, trazendo informação, esporte, entretenimento, entre outros, para os lares.

Trabalhar com a televisão em sala de aula torna-se, assim, primordial para que estudantes, principalmente nas séries iniciais de sua vida escolar, interajam e conheçam os elementos que constituem esta plataforma midiática. Na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, em Jaguariaíva, a professora Vera Lúcia Martins pode aplicar conceitos televisivos utilizando o Jornal da Manhã, e suas páginas especiais dedicadas a TV, para elaborar atividades relacionadas ao tema.

O objetivo, destaca Vera, era de “propiciar que os alunos possam ser expectadores críticos, que reflitam sobre a influência da mídia e o processo de massificação que modela nosso comportamento e opiniões”. Foram assistidos vários programas televisivos para buscar elementos próprios, pesquisas em relação a diferenciação na grade de programação, discussão sobre informações divulgadas e analise de mensagens subliminares transmitidas.

Um debate foi proposto, onde colocou as próprias crianças no centro da discussão: quais influências elas poderiam sofrer, e quais consequências isto traria ao seu comportamento e atitude, foi questionado em sala de aula. Na sequência, com os exemplares do Jornal da Manhã, a produção ganhou novos contornos.

A televisão hoje

Vera faz questão de destacar que os grupos, quatro no total, eram mesclados: introvertidos e extrovertidos, calmos e agitados, ‘brincalhões’ e desinteressados, inteligentes e inseguros. Assim, poderia se extrair o máximo possível da atividade. O primeiro passo foi a consulta a programação televisiva contida nas páginas do Jornal da Manhã.

“Procurei mostrar de uma forma atraente o uso desta tecnologia para promover aprendizagem de forma crítica e atualizada”, destaca a professora. Na sequência foram verificados os programas de TV que cada estudante assiste, bem como se estes conheciam a origem da televisão e como ela influi no seu comportamento.

Com o debate, foi elaborado uma lista com os grupos divididos dentro da classe. “Apresentei os gráficos com a porcentagem de usuários da TV no Brasil. Comparei, através de gráficos ou tabelas, a utilização da televisão com outros veículos de comunicação de massa: jornal, rádio, livro, internet”, aponta Vera.

A atividade não parou por aí: as profissões nas telenovelas foram apresentadas aos alunos, bem como os programas favoritos do público jovem, compreendendo adultos e adolescentes. “Perguntei se já observaram os letreiros antes e depois de cada programação, para verem quantas pessoas são envolvidas na produção: diretores, artistas, sonoplastas, etc”, destaca a docente.

Comparando fatos

Com esta dinâmica, os alunos utilizaram o Jornal da Manhã para comparar como as notícias são apresentadas no impresso em relação a televisão. As propagandas também tiveram seu espaço neste grande trabalho, que ainda contou com um desafio onde cada grupo deveria expressar os aprendizados com a seção televisiva do jornal.

“Como mediadora precisei mostrar aos alunos como é a influência da televisão no nosso dia-a-dia, reconhecendo suas características positivas e negativas bem como compreendendo sua influência sobre a sociedade”, destaca a professora, que ainda elenca que a televisão serve como ferramenta educacional eficiente, fazendo um paralelo com os livros didáticos.

Construindo o próprio programa

A conclusão das atividades teve como base a compilação de todo o conhecimento redundado a um desafio aos grupos: eles deveriam expressar o que aprenderam na seção do Jornal da Manhã e tornaram-se produtores na aula, onde as quatro equipes produziram um programa de TV com tema livre, slogan da emissora e apresentação nos moldes televisivos.

“Esse trabalho procurou mostrar, de uma forma atraente, o uso desta tecnologia para promover a aprendizagem de forma crítica e atualizada, já que a grade de programação de todas as emissoras busca tratar de assuntos atuais em seus programas, sejam eles informativos ou de entretenimento”, completa Vera.

Gostou? Que tal acompanhar todo o relatório desta grande e qualificada atividade na descrição da própria professora? É fácil: acesse o blog escolar da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques e fique por dentro desta e outras atividades. Para acessar, clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE