PUBLICIDADE

Alunos de Imbituva debatem sobre diferentes tipos de paisagens

Escola Rural Municipal Mato Branco de Baixo desenvolveu atividade mostrando quais efeitos da natureza e do homem sobre o meio em que vivemos.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Imbituva debatem sobre diferentes tipos de paisagens

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Escola Rural Municipal Mato Branco de Baixo desenvolveu atividade mostrando quais efeitos da natureza e do homem sobre o meio em que vivemos.

Os alunos da Escola Rural Municipal Mato Branco de Baixo, de Imbituva, desenvolveram atividades relacionados as paisagens naturais e modificadas. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos na disciplina de Geografia, que ensina aos alunos noções sobre espaço, relevo, clima, cartografia, entre outros assuntos, a professora Márcia Aparecida Pereira Schimitt pode desenvolver produções relacionadas a paisagem.

O trabalho teve uma roda de conversa que iniciou com a apresentação dos dois tipos de paisagens – as naturais e as modificadas. Em cima deste trabalho, os estudantes puderam relatar as principais características de ambas e apontar quais foram as ações humanas em cada uma delas.

“Os educandos entenderam que ambas as paisagens mudam com o passar do tempo; as naturais, devido à ação da própria natureza, provocadas por agentes internos e externos, e as modificadas, o homem vai mudando conforme suas necessidades, principalmente devido ao grande aumento populacional”, comenta a professora Márcia, destacando que as modificações, muitas vezes, acarretam em problemas para o planeta.

Após os esclarecimentos, os alunos puderam relacionar a ação do homem com questão ambientais. Ou seja, quando falta planejamento, entenderam os estudantes, há prejuízos para o meio-ambiente. Assim, faz-se necessário pensar em questões que visam preservar os avanços humanos sem prejudicar a natureza.

Os alunos puderam explanar suas opiniões acerca do tema, como Emanuelly Souza do Nascimento. “A diferença entre as duas, é que a natural se faz sozinha e a modificada são as construções, plantações, prédios e outras coisas que o homem constrói, só que às vezes as ações do homem podem trazer grandes consequências para o nosso planeta”. Para outro aluno, Renan Eduardo Schenemann, o conceito de paisagem está presente até na sua própria casa. ““Quando abrimos a janela vemos paisagens, que podem ser naturais ou modificadas depende do lugar onde você mora”.

Luiza Caroline Andrade destaca que a ação humana na paisagem traz benefícios como a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “As paisagens naturais são as árvores, animais, lagos, tudo que tem na natureza e as paisagens modificadas são as construções feitas pelos homens para trazer conforto à população”. O discurso é endossado por Davi Rafael Bobato, que destaca a importância da conscientização. “Todos nós precisamos de um lugar para morar, por isso precisamos ter consciência do que estamos fazendo com o nosso planeta“.

No blog escolar da Escola Rural Municipal Mato Branco de Baixo você pode conferir várias fotos sobre a produção em sala de aula. É só clicar aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE