PUBLICIDADE

Vereadores 'apertam o cerco' contra funerárias

Os vereadores de Ponta Grossa discutiram na sessão de hoje (19/05) dois projetos ligados a atuação das funerárias da cidade. Um deles é de autoria do vereador Aliel Machado (PCdoB) e foi debatido pela segunda vez - a iniciativa prevê mais transparência no serviço fúnebre da cidade. O outro projeto é do vereador Valtão (PROS) e quer a padronização dos carros utilizados pelas empresas do ramo.

Segundo informações de bastidores, a Câmara prepara vários projetos de lei que regulamentam o serviço - a prestação de serviço funerário é uma concessão pública. "Nós queremos dar mais transparência a esse ramo de atuação que é caro e muito pouco acessível", conta Aliel.

Frota padronizada

O projeto do vereador Valtão dá um prazo de doze meses para que o as empresas do ramo padronizem a frota. "Nós queremos que cada funerária tenha dois veículos com cores padronizadas e com no máximo três anos de uso. Nós queremos padronizar todo o serviço funerário da cidade", explica Valtão.

Ministério Público investiga a situação

O Ministério Público também investiga a situação - principalmente denúncias sobre abordagens abusivas tomadas por algumas funerárias no Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. A representação ao MP foi feita pelo próprio vereador Valtão e também envolve a atuação de alguns hospitais da cidade.

Direito a informações

O projeto discutido pela segunda vez hoje na Câmara pede mais "visibilidade" nos serviços prestados pelas funerárias da cidade, principalmente na relação entre cliente e empresa. "Atualmente as pessoas são enganadas nesse tipo de serviço e existe uma lei que já regulamenta a situação. Nós queremos reforçar essa cobrança de transparência", explica Aliel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE