Operação Saturação integra forças de segurança de Ponta Grossa
Ação articulada pela Prefeitura de Ponta Grossa reuniu agentes da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Procon, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA)
Publicado: 11/02/2025, 23:08
![Ação conjunta envolveu a união de diversas forças de segurança de âmbito municipal, estadual e federal](https://cdn.arede.info/img/cover/550000/1000x500/operacao-integracao-2_00558904_0_202502112308.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.arede.info%2Fimg%2Fcover%2F550000%2Foperacao-integracao-2_00558904_0_202502112308.jpg%3Fxid%3D1945466%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739331611&xid=1945466)
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, promoveu, nesta terça-feira (11), uma ação integrada entre as forças de segurança que atuam no Município. A ‘Operação Saturação’ reuniu agentes da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Procon, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
“A realização de ações conjuntas como essa é de extrema importância para a segurança da nossa cidade e mostra o quanto o nosso Gabinete de Gestão Integrada Municipal faz a diferença, promovendo uma troca constante de informações e permitindo que o combate à criminalidade seja cada vez mais eficiente, com nossas equipes utilizando inteligência, tecnologia, como a nossa Muralha Digital, e buscando sempre fortalecer essa união, que repercute de maneira direta na vida da nossa população”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
GALERIA DE FOTOS
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, a Operação desta terça-feira demonstra a força da integração entre as forças policiais do Município. “Nós estamos realizando abordagens baseadas no mapa do crime da cidade. Para isso, através da atuação das nossas equipes de inteligência, levantamos os pontos mais sensíveis e com grande aglomeração de pessoas, onde temos agentes realizando blitz, abordagens, e lembrando que aqui em Ponta Grossa as forças de segurança estão unidas em prol de um único propósito, que é proteger a população", disse. "Esse trabalho integrado e o fortalecimento da união entre as forças é uma determinação da prefeita Elizabeth Schmidt e a operação de hoje contribui neste sentido para mostrar a força das polícias tanto na prevenção quanto no combate aos delitos da nossa cidade”, detalhou Rangel.
Segundo o comandante 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias, para a operação, a Polícia Militar se estruturou com suas equipes táticas “para atuar em pontos estratégicos, em virtude da nossa análise criminal, em conjunto com a Guarda Municipal, a Polícia Civil, de forma integrada, para fazer frente no combate à criminalidade na nossa cidade”.
Já o delegado da Polícia Civil, Gabriel Munhoz, da 13ª SDP, ressaltou a importância da presença das equipes nos bairros. “O principal intuito é unir as forças, mostrar nossa presença nos bairros. Em que pese que a Polícia Civil, majoritariamente, atua em situações depois que o crime já aconteceu, essa presença integrada nos bairros também traz informações valiosas para nós”, afirmou.
EFETIVO - A ‘Operação Saturação’ desta terça-feira contou com um efetivo de mais de 80 agentes policiais e mais de 30 viaturas, incluindo equipes dos grupamentos táticos das forças de segurança, do Procon, e o emprego de um helicóptero do BPMOA. Durante a ação, as equipes realizaram abordagens e blitz de trânsito e de fiscalização em diversos pontos da cidade.