Diocese de PG participa do curso de formação política
Claudimar Barbosa, que é da Diocese, integra a turma que está em Brasília, participando da primeira etapa, neste fim de semana
Publicado: 01/02/2025, 12:13
Começou nessa sexta-feira (24) e irá até hoje, sábado (01), em Brasília, a primeira etapa do X Curso Nacional de Formação Política do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Claudimar Barbosa da Silva, da Diocese de Ponta Grossa e que assumiu este mês a coordenação das Escolas de Fé e Política do Regional Sul 2, está participando ao lado de Lúcia Helena Lodi Guandelini, de Maringá; Luzia Aparecida Favetta, de São José dos Pinhais, e de Nilson Carlos Lopes e Daiane de Oliveira Lima, de Guarapuava.
A assessoria é de Alessandra Miranda, da Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora. Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou a missa de abertura e acompanha as discussões, como também Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Araguaína (TO) e presidente do CEFEP. Participou, também, da celebração de abertura, o padre Ernanne Pinheiro, primeiro secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política.
Para o secretário-executivo do Cefep, Jardel Neves Lopes, o início de uma nova turma fortalece, ainda mais, a missão e o trabalho do Centro. “Nesse ano em que celebramos 20 anos de existência, o Curso Nacional de Fé e Política é uma oportunidade de darmos seguimento a um projeto que pretende contribuir com a transformação da nossa sociedade por meio de uma formação consistente e aprofundada de lideranças”, destaca Lopes.
“Este curso está proporcionando a possibilidade de aprofundamento de temas muito importantes para o trabalho pastoral, especialmente no âmbito social. Por outro lado, o contato com outros alunos, de 19 estados brasileiros, permite a troca de experiências, a partir do conteúdo ministrado”, avalia o representante da Diocese de Ponta Grossa, Claudimar Barbosa.
GALERIA DE FOTOS
Formação
Realizado em parceria entre o Cefep com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a formação tem como objetivo formar cristãos para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo da política, em vista da participação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A programação do curso prevê o aprofundamento de conteúdos como o contexto contemporâneo, cultura e formação do povo brasileiro, democracias no mundo, fé e política na Igreja e oficinas práticas. Nesta sexta-feira, a mística aborda ‘Fé e Política na Igreja: Patrística, encíclicas sociais, Concílio Vaticano II, conferências da América Latina e documentos da CNBB’, conduzida pela professora Evenise Terezinha. O dia se encerra com uma oficina sobre Sínodo. Amanhã, prevista oficina com o tema ‘Comunicação e Política’, assessorada pela professora Elen Geraldes, da Universidade de Brasília. Após o almoço, estão programadas visitas ao Congresso Nacional, à Catedral de Brasília e à sede da CNBB. Às 16h20, será celebrada a missa de encerramento. À noite, acontecerá a noite cultural.
A primeira etapa presencial tem como tema ‘Igreja e as transformações da sociedade’. A metodologia do curso prioriza a construção coletiva tendo cada participante como sujeito no processo de formação e na construção do saber em todos os níveis. Serão módulos presenciais, EAD, e seminários regionais.
Participam da formação 47 cursistas, entre leigos, padres e seminaristas, vindos de todas as regiões do país, representando 17 estados. Assessores e assessoras convidados facilitam a primeira etapa presencial que acontece na Casa de Retiro Assunção.
Das Assessorias