OAB de Ponta Grossa conhecerá nova presidente nesta sexta | aRede
PUBLICIDADE

OAB de Ponta Grossa conhecerá nova presidente nesta sexta

Votação acontece entre as 9h e 17h, de forma virtual. Duas chapas disputam a direção da Subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil

Juliana Scalise (à esquerda) e Mariantonieta Pailo Ferraz (à direita) são as candidatas à presidência da OAB-PG
Juliana Scalise (à esquerda) e Mariantonieta Pailo Ferraz (à direita) são as candidatas à presidência da OAB-PG -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O futuro da subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG) será decidido nesta sexta-feira (22). A eleição que definirá a nova diretoria da entidade ocorre entre às 9h e 17h e acontece de maneira on-line. Duas candidatas estão na disputa pela presidência: Juliana Scalise, da chapa ‘Indispensável’, que representa a oposição em relação a atual gestão e Mariantonieta Pailo Ferraz, da chapa ‘XI de Agosto’, que busca suceder o comando da Ordem.

O Grupo aRede acompanha a disputa que promete ser acirrada. Ambas candidatas foram entrevistadas duas vezes no estúdio do grupo de comunicação. O espaço foi oportuno para que as postulantes  à direção da OAB-PG apresentassem propostas e dialogassem com a classe da advocacia, a principal interessada nas eleições.

A reportagem levantou o perfil das candidatas e destaca o currículo de ambas.

Juliana é candidata pela chapa 'Indispensável'
Juliana é candidata pela chapa 'Indispensável' |  Foto: Kayky de Jesus/aRede.
  

JULIANA SCALISE - A candidata da chapa ‘Indispensável’ nasceu em Santos-SP, em 1977. Ela se mudou para Ponta Grossa em 1994, cidade onde suas raízes familiares se estabeleceram. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2000, iniciando sua trajetória profissional como assessora jurídica na Procuradoria-Geral de Justiça, onde adquiriu experiência na área criminal. Em 2007, decidiu pedir exoneração para dedicar-se integralmente à advocacia, com foco exclusivo na defesa criminal.

Juliana lembra que a escolha pela área criminal foi inspirada por uma experiência da adolescência, ao presenciar uma injustiça cometida contra um trabalhador de sua família. Esse episódio fez com que ela buscasse lutar contra desigualdades e garantir uma defesa de qualidade para todos, respeitando o contraditório, a ampla defesa e os direitos fundamentais.

Além de sua prática na advocacia, Juliana possui uma trajetória no ensino jurídico. Coordenou núcleos de prática jurídica e lecionou em diversas instituições de ensino, incluindo a antiga União, atual Unopar, acumulando 14 anos de experiência como professora universitária.

Na OAB, Juliana foi conselheira de ética e participou da Comissão dos Advogados Criminalistas da entidade, sempre comprometida com o fortalecimento da advocacia.

Aos 47 anos, Juliana Scalise lidera a chapa ‘Indispensável 20’ como candidata à presidência da OAB na subseção Ponta Grossa. Ela tem como candidato a vice o advogado Marcos Araujo. Juliana destaca que aceitou o convite para encabeçar a chapa motivada por sua vontade de lutar por uma OAB mais fortalecida, representativa e próxima dos advogados. 

Juliana, que lidera a chapa de oposição, defende a valorização da advocacia e uma gestão ativa na OAB. Ela avalia que a valorização dos advogados passa primeiro por uma integração da classe. “Nós precisamos que os advogados venham até a sede [da OAB-PG] para que eles se conheçam, para favorecerem a rede de contatos, isso por si só já vai gerando um engajamento melhor entre os vários profissionais”, destaca.

Mariantonieta é candidata pela chapa 'XI de Agosto'
Mariantonieta é candidata pela chapa 'XI de Agosto' |  Foto: Kayky de Jesus/aRede.
  

MARIANTONIETA PAILO FERRAZ - A candidata a presidência pela chapa ‘XI de Agosto’ foi a primeira mulher a ser Conselheira Seccional do Paraná pela Subseção de Ponta Grossa. Para esta disputa, ela tem como vice o advogado Rubens Florenzano. A dupla busca suceder à gestão de Jorge Sebastião Filho, o qual apoia a eleição da chapa.

Natural de Castro, Mariantonieta fez seus primeiros estudos na Escola Rural do Bairro Guabiroba/Pedras e os concluiu, no Colégio Sagrada Família.

A candidata se formou em Direito pela UEPG, em 1995. No currículo, conta com aperfeiçoamento em Direito do Trabalho (A Genesis Revista do Direito do Trabalho). É especialista em Direito Contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Atualmente, Mariantonieta realiza o doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires (UCA), na Argentina.

Mariantonieta é advogada regularmente inscrita na OAB/PR desde 1996, com 29 anos de exercício na advocacia. Ela foi candidata por uma vez ao Quinto Constitucional perante o TJ/PR, tendo sido sabatinada perante todos os pares da OAB/PR e escolhida em 2º lugar geral da lista sêxtupla, por votação do Conselho Pleno da OAB/PR.

A candidata destaca que, se for eleita, a Ordem terá uma coordenação aberta, onde todos irão exercer efetivamente a sua função na gestão. “Estarei, como presidente, mas não com exclusividade e concentração de poder [...] porque, quando se fala que uma mulher assume, dizem que as mulheres acabam sendo muito concentradoras. Mas digo a vocês que a verdadeira liderança acontece, não só na ocupação de cargo, mas na efetivação do exercício desse cargo.”, ressaltou.

Chapas deverão se reunir nas proximidades da sede da OAB-PG, localizada em Oficinas, para acompanhar a votação
Chapas deverão se reunir nas proximidades da sede da OAB-PG, localizada em Oficinas, para acompanhar a votação |  Foto: aeroRede.
  

A VOTAÇÃO - A OAB Paraná definiu que a votação para as eleições 2024 ocorrerão de forma on-line no site. Serão preenchidos cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais. O endereço comercial, que define o domicílio eleitoral, indicado no cadastro da OAB, foi fixado no dia 08 de janeiro de 2024, sendo considerada apenas a transferência do domicílio eleitoral requerida até as 18 horas daquele dia.

Um vídeo elaborado pela OAB Paraná explica como os advogados associados devem proceder para realizar o voto. Confira:

VÍDEO
OAB/PR.
Confira o tutorial com o passo a passo para votar nas Eleições 2024 da instituição | Autor: OAB/PR.
  
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE