Prefeitura de PG assina projeto para recuperar fundos de vale
Iniciativa é voltada para a região das bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda
Publicado: 06/11/2024, 12:12
As secretarias de Meio Ambiente, da Família e Desenvolvimento e de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa assinam, nesta quarta-feira (06), a ordem de serviço para execução do projeto de recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale na cidade.
A iniciativa é voltada para a região das bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda. De acordo com Carla Martins Kritski, secretária de Meio Ambiente, a execução do projeto trará inúmeros benefícios. "Do ponto de vista social, por exemplo, vai contribuir para a realocação das famílias que vivem nos fundos de vale para áreas cadastradas, melhorando a qualidade de vida e saúde", aponta.
Carla ainda destaca que as áreas que serão recuperadas são essenciais para o equilíbrio ecológico. "Com a recuperação das matas ciliares, o desassoreamento e a despoluição da água, vamos previnir alagamentos, diminuir a poluição do ar, proteger nascentes, além de preservar a fauna e a flora nativas", explica. Com a execução do projeto, os fundos de vale poderão se tornar corredores ecológicos, parques lineares e unidades de conservação, considera a secretária.
A secretária também considera que as intervenções são uma importante ferramenta no combate à dengue e devem visibilizar Ponta Grossa no que diz respeito ao enfrentamento à emergência climática e ao aquecimento global.
A assinatura da ordem de serviço acontece no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Lago de Olarias, a partir das 14h30.