PUBLICIDADE

Prefeita interage com espanhóis por novos investimentos para PG

Elizabeth Schmidt participa do Congresso de Cidades Inteligentes em Barcelona

Prefeita Elizabeth entrega maquete em alusão aos 200 anos para o prefeito de Barcelona
Prefeita Elizabeth entrega maquete em alusão aos 200 anos para o prefeito de Barcelona -

Emmanuel Fornazari

@Siga-me

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, revelou em entrevista exclusiva à reportagem ao Portal aRede que empresários espanhóis demonstraram interesse em investir na cidade após apresentação dos potenciais do Município na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, no Smart City Expo World Congress (Congresso das Cidades Inteligentes, em tradução livre). O evento segue até 09 de novembro, em Barcelona, na Espanha - confira abaixo a entrevista ao vivo ou os trechos destaque após o vídeo.

A chefe do Poder Executivo representa o Município acompanhada da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani. “Tivemos a alegria e a honra de representar e apresentar Ponta Grossa na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, para que eu apresentasse, dissesse e fizesse um convite para os investidores da Câmara de Comércio da Espanha estarem investindo em Ponta Grossa. A fala foi muito boa, a apresentação teve uma repercussão bem interessante, e várias pessoas vieram falar conosco para saber mais detalhes da nossa cidade”, detalhou a prefeita.

Elizabeth foi recepcionada pelo prefeito de Barcelona, Jaume Collboni. A governante teve acesso ao Plano Diretor da cidade espanhola, que fora colocado em prática na última década e, segunda ela, revolucionou o desenvolvimento. “Então, nós tivemos a parte teórica na Prefeitura de Barcelona e depois eles nos levaram para conhecer todas as transformações que eles já estão fazendo aqui. Foi uma imersão cultural, social e uma prática bem interessante porque todas as questões de mobilidade, de construção, a gente teve a oportunidade de ver qual era o plano e qual é a execução. São projetos de mais de 10 anos”.

Ao passo que pôde absorver ideias para o desenvolvimento ponta-grossense, a prefeita também comparou as ações já realizadas na cidade. “Nós estamos construindo uma cidade inteligente, uma Prefeitura inteligente e eu fiquei muito feliz ao chegar aqui e ver que nós estamos indo no caminho certo. Nós estamos já com meio caminho andado, porque a partir do momento que nós criamos a Agência de Inovação para que a cidade seja a mais inovadora, a mais produtiva e a mais tecnológica possível, essa agência, através do projeto Vale dos Trilhos, está fazendo um trabalho, através da Secretária Tônia Mansani, transversal em todas as secretarias e nós já temos muitos exemplos para comparar com o que está acontecendo aqui”.

Prioridade é a qualidade e vida

Conforme a prefeita Elizabeth, o Congresso debate ações que priorizam o desenvolvimento em paralelo com a qualidade de vida da população. “A gente viu que na Europa, o que as pessoas estão priorizando, como sempre, é qualidade de vida. Não estão preocupadas em número de estacionamentos e, sim, em pessoas. Um fato bem interessante que nos chamou atenção é que antes, onde tinham duas enormes avenidas de chegada em Barcelona, hoje fizeram um túnel e em cima, onde era a estrada, agora é uma grande área de lazer. Isso melhorou a qualidade de vida dessas pessoas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE