PG registra maior volume de alvarás de construção em 4 anos | aRede
PUBLICIDADE

PG registra maior volume de alvarás de construção em 4 anos

Total liberado pela Prefeitura entre janeiro e setembro foi de 1.458 alvarás, passando o total 2022 e 2021. Valor de 2020 (1.459) foi superado no início deste mês de outubro

Total liberado de alvarás para construção civil em Ponta Grossa de janeiro ao início de outubro de 2023 já superou os volumes de 2020 a 2022
Total liberado de alvarás para construção civil em Ponta Grossa de janeiro ao início de outubro de 2023 já superou os volumes de 2020 a 2022 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa alcançou, no início deste mês de outubro, o maior volume da liberação de alvarás da construção civil nos últimos quatro anos. Números divulgados pela seção de edificação do departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento apontam que entre 1º de janeiro e 30 de setembro, um total de 1.458 alvarás foram emitidos na cidade. É um número que já supera os valores totais de 2021 e de 2022, ficando só atrás dos 1.459 de 2020 – que já foram superados no início de outubro. Isso representa o momento de maior aquecimento no setor na cidade desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também mostram que o setor apresenta um saldo positivo na geração de emprego. No período de janeiro a agosto, foram registradas 4.106 admissões e 3.873 desligamentos, resultando na criação de 233 novas vagas. No total, o estoque de trabalhadores na construção civil na cidade é de 5.942 empregados de maneira formal, valor que cresceu 4,08% em comparação com o último dia de dezembro de 2022, e representa 6,12% do total de trabalhadores com carteira assinada na cidade.

O reflexo disso é que novas oportunidades são vislumbradas para o município por empresas que atuam na construção civil. Um exemplo é da empresa paranaense, Versátil Andaimes e Escoramentos, que pretende aumentar a produção de equipamentos para locação, fabricando mais de 2 mil toneladas de materiais para o setor em 2024, e a região de Ponta Grossa será uma das mais beneficiadas. Um dos focos para o próximo ano é ampliar o mix de equipamentos, com o lançamento do andaime multidirecional, desenvolvido especialmente para obras industriais. 

INVESTIMENTOS

Os planos para Ponta Grossa, onde a empresa está completando 10 anos em 2023, ainda preveem melhorias na estrutura da filial, localizada na avenida Visconde de Taunay, com o objetivo de otimizar o atendimento e a experiência do cliente. “Na esteira do bom momento experimentado pelo setor de construção civil, a Versátil ampliou seu corpo de engenharia, reestruturou a logística e a distribuição para atender exclusivamente a demanda de mercado no Paraná e Santa Catarina”, destaca o diretor de Operações da empresa, Adriano Greca. 

Legislação traz preocupação a construtores de residências

Apesar dos números favoráveis, os empresários que atuam na área de construção residencial não veem um cenário positivo para o futuro em Ponta Grossa, devido ao novo Plano Diretor. “Até março, houve uma procura maior por aprovação de projetos por conta das mudanças do novo Plano Diretor. Todos os que tinham terreno comprado procuraram aprovar projeto antes de vigorar a nova lei. De março pra cá, os construtores individuais que atuam no Minha Casa Minha Vida estão com dificuldade de encontrar terrenos que viabilizem novos projetos”, disse Fabiano Gravena, presidente da Associação Paranaense de Construtores (APC). “Se o Plano Diretor não for revisto, a tendência é desacelerar o número de projetos, mesmo com o Programa aquecido a nível nacional”, disse Gravena.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE