PUBLICIDADE

Jocelito Canto recorre ao STF para recuperar mandato como deputado

Deputado federal no PR mais votado do PSDB, ex-prefeito já teve recurso negado no Tribunal Eleitoral, que manteve a inelegibilidade devido condenação por improbidade

Candidato foi considerado inelegível em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral e Beto Richa assumiu a vaga
Candidato foi considerado inelegível em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral e Beto Richa assumiu a vaga -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me

O ex-prefeito Jocelito Canto, candidato a deputado federal mais votado pelo PSDB no Paraná nas últimas eleições, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal para reconquistas seus direitos políticos e assumir o mandato como deputado. “Com esse recurso, peço que seja respeitado o direito de quem votou em mim, o deputado mais votado de Ponta Grossa, para reaver o cargo que a população confiou a mim. Essa consequência é desproporcional. O ato que eu cometi foi apenas ter um policial a minha disposição enquanto prefeito e quem determinou isso foi o comandante na época, que não sofreu nenhuma punição”, avalia Canto.

O ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual recebeu 74 mil votos nas eleições de 2022, mas eles foram contabilizados como nulos, já que o candidato concorreu sub judice. A candidatura de Jocelito Canto foi indeferida com base na Lei da Ficha Limpa, por conta de uma condenação por improbidade quando ainda era prefeito da cidade.

Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral já havia negado por unanimidade um recurso do candidato. O voto do relator Carlos Horbach foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes, presidente da Corte.

AVALIAÇÃO

Com este recurso na instância mais alta do judiciário, Jocelito espera recuperar seus direitos políticos e assumir o mandato.

“A expectativa é que os ministros possam rever essa decisão e eu possa reaver meu mandato. Entramos com o recurso discutindo a questão da multa e do prazo, na esperança que possa dar certo e recuperar meus direitos políticos. O processo deve entrar pelo STE, passar por um relator, que vai emitir parecer e depois passar pelo julgamento dos ministros. Espero que entendam que não cometi nenhum absurdo e respeitar o voto daqueles que confiaram em mim”, reforça Jocelito.

A defesa alega que o político teve seus direitos políticos cassados por oito anos e argumenta que argumenta que a condenação já expirou, pois é de 2013.

Com a inelegibilidade do político com representatividade para Ponta Grossa, quem assumiu foi o ex-governador Beto Richa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE