PUBLICIDADE

Prefeita Elizabeth Schmidt viajará ao Japão em missão comercial

A Câmara Municipal vota na quarta-feira (22) a autorização para a prefeita deixar o país por 10 dias

A prefeita Elizabeth Schmidt estará fora do país entre os dias 1 e 10 de março
A prefeita Elizabeth Schmidt estará fora do país entre os dias 1 e 10 de março -

Marcus Benedetti

@Siga-me

Em missão comercial junto a outras lideranças políticas do Estado, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) viajará ao Japão no próximo dia 1º de março. De acordo com a programação oficial, a gestora retorna a Ponta Grossa no dia 10 do mesmo mês. Durante o período, o vice-prefeito Capitão Saulo (Republicanos) fica à frente do Poder Executivo.

Na quarta-feira (22), os vereadores votam o Decreto Legislativo 1/2023, que autoriza Elizabeth a deixar o país. A solicitação tem base no parágrafo 2°e inciso II do parágrafo 3°do artigo 67 da Lei Orgânica do Município.

"Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência e demais pares dessa Nobre Casa Legislativa no sentido de conceder autorização para ausentar-me do país, no período de 01 a 10 de março de 2023, com destino ao Japão, para integrar missão comercial capitaneada pelo Governador do Estado, para tratar de assuntos do interesse do Município", justifica a prefeita no ofício do pedido.

Segundo informações recebidas pelo Portal aRede, uma das reuniões previstas na agenda de Elizabeth diz respeito a uma negociação com a Nissin Food Products Corporation Limited, uma empresa japonesa fabricante de massa alimentícia. Além disso, a comitiva também participa da Foodex, maior feira de alimentos da Ásia.

MISSÕES INTERNACIONAIS

A missão está sendo organizada pela Invest Paraná, uma autarquia do Governo do Estado. O órgão é um importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial. Atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas.

Para este ano, a Invest pretende organizar entre sete e oito missões internacionais para aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo. Além do Japão, já está prevista também uma viagem do Governo do Estado à Coreia do Sul, entre os dias 13 e 16 de março.

“A missão ao Japão e Coreia tem motivo especial por serem mercados muito promissores e grandes de proteína animal que o Paraná pode oferecer a eles. Mas temos barreiras comerciais sanitárias que o Japão ainda não conseguiu vencer junto com o Ministério da Agricultura do Brasil. A ideia é de que o governador, junto com o secretário de Agricultura e outros secretários, formem uma força-tarefa para habilitar o Estado na venda de proteína animal ao mercado asiático”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Dentro desse planejamento, a Invest Paraná foi a Brasília ajustar a missão com o Ministério da Agricultura, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além da Embaixada do Japão. “Existe toda uma preparação antes de cada missão, já que o empresário sozinho não tem como chegar nesses órgãos. Esse é o papel da Invest Paraná: abrir portas para que o empresário vá direto ao ponto nas missões, que é negociar”, enfatiza Rocco.

Na Coreia do Sul, além das tratativas da proteína animal há também intenção de convencer empresas de outros setores para que venham ao Paraná. A comitiva vai visitar no país do leste asiático uma fabricante de tratores e uma de insumos agrícolas no intuito de que essas companhias instalem unidades fabris no Estado.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE