PUBLICIDADE

Câmara Municipal retoma sessões nesta quarta-feira

Vereadores de Ponta Grossa se reapresentam para as sessões ordinárias com projetos de lei importantes para discussão e votação. Ano legislativo começará com nova Mesa Executiva

As sessões da Câmara são realizadas às segundas e quartas a partir das 14h
As sessões da Câmara são realizadas às segundas e quartas a partir das 14h -

Marcus Benedetti

@Siga-me

Após quase dois meses, a Câmara Municipal de Ponta Grossa retoma suas sessões ordinárias na próxima quarta-feira (15), a partir das 14h. Neste retorno, a Mesa Executiva volta com os mesmos vereadores, mas em cargos diferentes. O antigo vice, Filipe Chociai (PSD), por exemplo, foi designado para a presidência e comandará as sessões pelos próximos dois anos. Já o antigo presidente, Daniel Milla (PSD), será o vice, invertendo os papéis com Chociai.

Além deles, o vereador Pastor Ezequiel (Avante) será o 1º secretário, Dr. Zeca (União) o 2º secretário e Dr. Erick (PSDB) o 3º secretário. A definição da nova Mesa aconteceu ainda em setembro do ano passado, quando houve a inscrição de apenas uma chapa para a eleição - fato que não acontecia desde 1993.

“Nós já tivemos, em outras oportunidades nos últimos dois anos, momentos de presidir (as sessões da CMPG). Mas a presidência não se faz apenas de uma pessoa, de um vereador. Mas, sim, de uma equipe, de todos os 19 vereadores da Câmara Municipal. As comissões alinhadas junto com a Presidência e com a Mesa Executiva, isso faz com que pautas importantes se tornem realidade”, declarou o novo presidente do Legislativo Municipal em entrevista recente ao Grupo aRede.

TRANSPORTE COLETIVO

Logo no início dos trabalhos, os vereadores terão a missão de debater e, se o presidente autorizar, votar o Projeto de Lei 323/2022, que trata sobre o novo modelo de concessão do transporte coletivo de Ponta Grossa. A proposta foi enviada pelo Poder Executivo em outubro do ano passado e, desde então, está em trâmite nas comissões internas.

Recentemente, o presidente Filipe Chociai (PSD) se posicionou contra a votação imediata do projeto nas primeiras sessões ordinárias deste ano. Segundo ele, é necessário um amplo debate com a população e um diálogo maior entre os vereadores antes da aprovação. “A partir do momento que a Câmara aprovar o projeto, os vereadores deixam de ter a possibilidade de realizar mudanças, ajustes ou sugestões na matéria. Portanto, é necessário cautela e transparência durante o processo”, afirmou.

Por outro lado, a demora na votação pode implicar na impossibilidade de realização de nova licitação do serviço antes do encerramento do atual contrato com a VCG, que termina no dia 11 de junho.

DEMAIS PROJETOS

Além do transporte, os vereadores terão diversas outras pautas importantes durante o ano de 2023, como, por exemplo, a aprovação de cessão de terrenos para empresas em áreas industriais e a votação do Plano de Cargos e Salários, o qual a prefeita se comprometeu em tentar finalizar até o final do atual semestre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE