PUBLICIDADE

UEPG serve picanha para mais de 1,5 mil pessoas no RU

A carne é proveniente de doação feita pela Receita Federal, em 23 de janeiro

A expectativa não era apenas para comer, mas também para servir
A expectativa não era apenas para comer, mas também para servir -

Nesta quinta-feira (9), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) serviu picanha assada aos estudantes, servidores e professores, no Restaurante Universitário (RU) do Campus Uvaranas. A carne é proveniente de doação feita pela Receita Federal, em 23 de janeiro (relembre aqui). Foram 260 quilos de picanha ao molho madeira com champignon, servidas a 1500 pessoas da comunidade universitária a R$ 3,80.

A picanha veio acompanhada de arroz, feijão, macarrão ao sugo e salada de alface. Tayna Swviatorvski, aluna de Farmácia, estava na fila desde às 11h, horário em que as portas do Restaurante abrem. “É um momento muito esperado, ficamos aguardando a semana toda só pra comer picanha no RU e estamos felizes, pois o RU está muito chique”, sorri. A alegria pela espera do prato também era nítida na servidora Luciane Vivi. “Eu acho maravilhoso que tem a picanha hoje e estou esperando o camarão também, pois faz muito tempo que não como, então nem olhei o cardápio, só sei que é picanha e que as cozinheiras são maravilhosas”, ressalta.

A expectativa não era apenas para comer, mas também para servir. A cozinheira Glória Aparecida estava servindo os estudantes na hora do almoço. “Desde terça-feira, todos estavam na expectativa, aguardando esse prato, para servir. Para nós, enquanto funcionários, é muito gratificante, como também é para os alunos e professores”, salienta.

A preparação da carne iniciou no dia anterior, com marinada de ervas finas, conforme explica o chef do RU Uvaranas, Marcelo Hartmann. “Na manhã de hoje, começamos às 7h30, colocando a picanha no forno e depois acrescentando o molho madeira”. A ansiedade pelo dia tomou conta da cozinha, segundo ele. “Minha equipe também ficou muito ansiosa, pois estávamos à espera de servir o prato desde que chegou pra nós, em janeiro, e pelo movimento que estou vendo aqui, está tendo uma aceitação boa e o pessoal está elogiando bastante”, comemora.

Significado

“Ter picanha é apenas um mero detalhe, de uma boa alimentação que é servida todos os dias, com muito carinho e amor”, descreve Dirceu Klemba, servidor do curso de Engenharia de Materiais. Para ele, foi uma ação assertiva ter a carne destinada para a instituição. “O fato de ter vindo para a Universidade mostra um bom trabalho realizado, pois está atendendo pessoas que nunca provaram uma picanha e que hoje podem experimentar pela primeira vez”.

A novidade também chegou para o RU Central, na última quinta-feira (02). O fato foi recebido com surpresa pela acadêmica Maria Laura Mazurechen. “Quando eu soube que seria servida picanha, eu achei que era meme, porque começaram a compartilhar muito”, brinca. Quando leu a notícia, ficou entusiasmada. “Fiquei surpresa, não estava esperando que seria hoje servida e vim almoçar bem tranquila, cheguei aqui e vi que era picanha e estava uma delícia”.

Para Isabel Augustina Vidal, funcionária do RU Centro, servir a comunidade universitária, especialmente os alunos, é como servir a família. “Eles estão muito animados e é muito bom servir algo diferente, porque eles são iguais a um segundo filho pra gente e temos que atender muito bem”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE