PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros discute ‘Plano de Auxílio Mútuo’ em Ponta Grossa

Debates entre 11 municípios aconteceram na nova sede da Acipg; diversos agentes estiveram presentes

Conversas reuniram vários Bombeiros na sede da Associação Comercial de Ponta Grossa
Conversas reuniram vários Bombeiros na sede da Associação Comercial de Ponta Grossa -

Rodolpho Bowens

@Siga-me

Compartilhar experiências para aprimorar os atendimentos do Corpo de Bombeiros à população. Essa foi a discussão que aconteceu nesta quinta-feira (10), na nova sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), no ‘1º Seminário Estadual de PAM – Plano de Auxílio Mútuo’. Diversos agentes de segurança estiveram na cidade para falar sobre melhorias dessa ferramenta de prevenção, preparação e resposta, que envolve outras empresas e/ou entidades ao redor do Paraná.

O ‘PAM’ funciona como um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), ligado ao ‘Sistema de Defesa Civil’ do Estado. No Paraná, a iniciativa funciona em 11 grupamentos de Bombeiros, inclusive em Ponta Grossa – desde 2017. O objetivo é capacitar empresas que aderem ao ‘Plano’, voluntariamente, a autuarem em conjunto com os Bombeiros em caso de incêndio, acidente e desastres. Com isso, minimizando os impactos sociais, econômicos e ambientais em toda a sociedade.

Segundo o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros (2º G.B.) de Ponta Grossa, major André Lopes, 11 municípios estiveram presentes compartilhando experiências. “Esse ‘Plano’ é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil de cada cidade, para angariar empresas do ramo industrial e, inclusive, de armazenamento, hospitais e instituições, com o intuito de falar sobre prevenção e respostas de segurança”, disse ao Portal aRede. Agentes de Carambeí, Araucária e Londrina estiveram em Ponta Grossa, por exemplo.

Por fim, André ressaltou a importância dessa iniciativa, que no Município envolve 23 empresas do parque industrial. “A comunidade ganha. É uma ideia extremamente importante para a cidade. E Ponta Grossa, hoje, por se um polo-industrial, está tendo esse seminário. Inclusive, sendo exemplo para outros municípios”, finalizou a liderança.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE