PUBLICIDADE

Aeroporto Sant'Ana poderá receber aviões de grande porte

Plano Diretor do Aeroporto prevê uma série de novidades, que devem ser colocadas em prática em longo prazo

Expectativa do município é avançar nas negociações com novas companhias aéreas até o fim deste ano
Expectativa do município é avançar nas negociações com novas companhias aéreas até o fim deste ano -

Allyson Santos

@Siga-me

OAeroporto Sant’Ana é uma das principais apostas do município de Ponta Grossa em termos de desenvolvimento e ligação com outras cidades de grande porte. Diariamente, em média, cerca de 130 pessoas embarcam e desembarcam na cidade. Segundo o superintendente aeroportuário, Victor Hugo de Oliveira, a ocupação dos voos gira em torno de 80%, atualmente. O balanço leva em conta os números da Azul Linhas Aéreas. Além disso, segundo ele, o local recebe cerca de cinco aviões particulares por dia.

O Plano Diretor do Aeroporto prevê uma série de novidades, que devem ser colocadas em prática em um prazo de até dez anos. “Pretendemos ter um novo terminal de passageiros e uma nova pista. Com isso, esperamos ter capacidade para receber aviões a jato e, consequentemente, novas companhias aéreas e destinos”, revelou o superintendente. Em relação às companhias, Oliveira explica que já existem tratativas em andamento e a expectativa é avançar nas negociações até o fim deste ano.

Melhorias estruturais

O superintendente também falou sobre a atual situação das obras previstas para o Aeroporto, que deveriam ser entregues no aniversário da cidade. De acordo com ele, como as empresas envolvidas na licitação estão envolvidas em ações judiciais, o calendário de obras foi estendido. “Ainda não tem uma estimativa de quando será a entrega. Estamos alinhando isso e, nos próximos dias, teremos novidades”, explicou.

Segundo Oliveira, a partir das ampliações, os usuários terão um maior conforto e a capacidade de passageiros deve ser triplicada. As melhorias previstas neste projeto incluem reformas no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, taxiway, pátio e área de giro de aviões. O valor do projeto está avaliado em R$ 33,8 milhões. O representante do aeroporto afirma que o projeto de ampliação da pista será tratado em um segundo momento.

Novos investidores

Para o superintendente, o Aeroporto Sant’Ana é um vetor para o desenvolvimento local. “Ele impulsiona a vinda de indústrias e empresas. Nós observamos esse movimento por meio da quantidade de aviões particulares que o aeroporto recebe, e pelos passageiros que viajam a negócios. Então, realmente o aeroporto é fundamental para o crescimento de uma cidade”, afirmou.

Ele também falou sobre a intenção de aproximar Ponta Grossa de um futuro próspero. “Estou desde 2012 no setor público e, sempre onde eu passei, fiz o possível para deixar um legado. Deixando um legado, com certeza meus filhos e netos vão estar aproveitando e usufruindo um pouco do que eu fiz. O que desejo é prosperidade e que realmente Ponta Grossa possa receber tudo que merece”, concluiu.

Prefeita avalia importância

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o Aeroporto em pleno funcionamento e com um público expressivo, demonstra que não apenas a cidade, mas a região dos Campos Gerais está em franco desenvolvimento e por isso, utilizando a estrutura aérea de Ponta Grossa. “Quase 3 mil passageiros utilizaram nossa estrutura em apenas um mês e mais de 10 mil desde o início do ano. Nosso Aeroporto é um orgulho para a cidade”, comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE