PUBLICIDADE

Profissionais da enfermagem organizam protesto em PG

Manifestação de profissionais da enfermagem está marcada para acontecer das 13h às 15h nesta sexta-feira (9), em Ponta Grossa

A greve em Ponta Grossa deve acontecer das 13h às 15h.
A greve em Ponta Grossa deve acontecer das 13h às 15h. -

Marcus Benedetti

@Siga-me

Após a retirada do piso salarial nacional da enfermagem, suspenso pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, profissionais da classe organizam uma manifestação para esta sexta-feira (9) em todo o país. Em Ponta Grossa, o protesto será concentrado na Praça Barão de Guaraúna, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, das 13h às 15h.

“Não fique fora deste movimento e venha mostrar a força da categoria dos trabalhadores da Enfermagem”, diz nota do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa, publicada nas redes sociais da entidade. “As forças sindicais já foram sinalizadas pelos trabalhadores e no Paraná não é diferente”, afirmou Rúbia Karine Marchinski, enfermeira e representante da enfermagem em Ponta Grossa.

CONSELHO SE POSICIONA

Após a suspensão do piso salarial da classe, os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren) emitiram nota, via redes sociais, discordando da decisão. De acordo com a publicação, “todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos (...), sendo considerado viável a aprovação do Piso Salarial e sua implementação no sistema de saúde público e privado”. Os conselhos ainda declararam que pretendem pressionar os ministros do STF para reverter a medida.

ENTENDA A SUSPENSÃO

A suspensão do piso salarial nacional aconteceu no último domingo (4). O piso seria pago pela primeira vez na última segunda (5) e foi fixado em R$ 4.750, para os setores público e privado. O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, atendeu uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE