PUBLICIDADE

Veterinária de PG quer legalizar uso da cannabis em pets

Pedido ao Ministério da Agricultura foi feito após várias pesquisas sobre o tratamento de doenças

Érika Zanoni Fagundes Cunha (foto) é ponta-grossense doutora em psiquiatria animal
Érika Zanoni Fagundes Cunha (foto) é ponta-grossense doutora em psiquiatria animal -

Sebastião Neto

@Siga-me

Pedido ao Ministério da Agricultura foi feito após várias pesquisas sobre o tratamento de doenças

A ponta-grossense Érika Zanoni Fagundes Cunha, médica veterinária, doutora em psiquiatria e pós-doutora em direito animal, lidera um movimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre o uso da cannabis sativa (planta que dá origem a maconha) em animais. E um grande passo na busca de avanços neste assunto foi dado na última semana: toda a documentação sobre as pesquisas foi enviada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com a Dra. Érica, toda a documentação foi enviada ao Governo Federal com o objetivo de regulamentar o uso da cannabis no tratamento de animais. “Nossas pesquisas comprovam a eficácia da substância em vários tratamentos, principalmente em situações onde a medicação convencional não surtiu efeito. É fundamental que haja uma segurança jurídica e uma regulamentação para que os médicos veterinários possam receitar o óleo da cannabis e proporcionar bem-estar aos animais que necessitam deste tipo de tratamento”, ressalta Zanoni Cunha.

Entre os pedidos feitos pela pesquisadora de Ponta Grossa estão, além da regulamentação do uso, a liberação e também a fiscalização da importação do óleo da cannabis por parte do MAPA, já que atualmente o óleo é produzido fora do país. Outro pedido é de uma autorização para o cultivo da planta, com o objetivo de iniciar a produção local do óleo. “Uma das vantagens do tratamento com a cannabis nos animais é justamente o modo de utilização, em óleo, o que possibilita a aplicação na alimentação dos animais, por exemplo, sendo muito menos invasivo para eles”, explica.

Benefícios aos animais

Entre os resultados das pesquisas feitas sobre o assunto estão avanços importantes com o uso da cannabis ativa no tratamento de distúrbios como ansiedade e agressividade nos animais, como também em doenças como alzheimer, epilepsia, e também em dores crônicas e problemas neurológicos. “Tive a oportunidade de ver estes resultados de perto, com animais que atendo aqui em Ponta Grossa e na região. Precisamos garantir a dignidade e este tratamento para nossos animais”, destaca a Dra. Erika.

Uso em humanos

A autorização para o uso regulamentado da cannabis no tratamento de animais vem na esteira de decisões favoráveis do Poder Judiciário, que autorizam e regulamentam o uso do óleo para o tratamento de humanos. Uma delas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no mês passado, ponderou: “a produção artesanal do óleo com fins terapêuticos não representa risco de lesão à saúde pública ou a qualquer outro bem jurídico protegido pela legislação antidrogas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE