PUBLICIDADE

UEPG inicia campanha pela valorização da pessoa idosa

Campanha Sensibiliza Campos Gerais busca mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa

A ação inicia no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A ação inicia no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa -

Campanha Sensibiliza Campos Gerais busca mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do projeto de extensão Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (Nasjepi), inicia nesta quarta-feira (15) a Campanha Sensibiliza Campos Gerais, que busca mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa. A ação inicia no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e conta com atividades durante todo o mês de junho, denominado com Junho Violeta, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra idosos.

A Campanha busca abordar a necessidade da mudança de atitudes e o repúdio dos atos que prejudicam a integridade física e moral da pessoa idosa. Segundo a coordenadora do Nasjepi e organizadora da ação, Maria Iolanda de Oliveira, a iniciativa propõe que pessoas, gestores públicos e sociedade como um todo compreendam que a violência é uma realidade vivenciada pela maioria das pessoas idosas. “É um problema a ser enfrentado, pois é uma violação dos direitos humanos, que deve ser denunciado, para que efetivamente as pessoas mudem atitudes, repudiem os atos que prejudicam a integridade física, emocional e moral das pessoas idosas”.

Em Ponta Grossa, em 2021, foram mais de 311 denúncias, sendo 165 casos acompanhados pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), segundo dados da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Para a professora, a violação dos direitos humanos não pode ser vista como um fenômeno natural. “Acreditamos que, com as atividades desenvolvidas no período da Campanha, daremos visibilidade a esta realidade que a maioria das pessoas idosas vivenciam, levando as pessoas a compreenderem que isto é um problema a ser enfrentado por todos, que envelhecimento é um direito humano e que a pessoa idosa deve ser valorizada, com dignidade e respeito que proporcionem qualidade de vida”, completa.

Programação

As atividades iniciam na manhã desta quarta-feira, com panfletagem no Terminal Central de Ônibus e Hospital Universitário da UEPG. Pela tarde, a equipe do Nasjepi fará um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa sobre a Campanha, com entrega de documento reivindicando a criação e constituição de uma comissão permanente sobre violência contra a pessoa idosa. Em 27 de junho, acontece o 8º Colóquio sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, no auditório do Colégio Sant’Ana, com mesas redondas e palestra com Adriana Santos de Oliveira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. Durante todo o mês, prédios de instituições parceiras terão a fachada iluminada com a cor violeta, símbolo da campanha. O Nasjepi também terá uma programação especial na Rádio Sant’Ana, denominada “Valorizando a Pessoa Idosa”.

O Colóquio Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa está com inscrições abertas para idosos, familiares, profissionais, estudantes, instituições e entidades que atendem a população idosa. As inscrições podem ser feitas no link aqui.

Apoio

Apoiam a Campanha os projetos de extensão UEPG Natividade; Educação em Saúde; Foca Foto; Agência de Jornalismo; Incubadora de Empreendimentos Solidários; e Universidade Aberta à Terceira Idade. O Hospital Universitário da UEPG participa por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem; Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso; e Setor de Serviço Social. O Serviço de Obras Sociais e Sesc Ponta Grossa também participam das iniciativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE