PUBLICIDADE

Pesquisa aponta vantagem de Miguel na disputa da UEPG

Levantamento com 801 pessoas mostra Miguel Sanches com 43,7% dos votos, enquanto Everson Krum aparece com 28% das intenções.

À esquerda Miguel Sanches Neto e à direita Everson Krum.
À esquerda Miguel Sanches Neto e à direita Everson Krum. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me

Levantamento com 801 pessoas mostra Miguel Sanches com 43,7% dos votos, enquanto Everson Krum aparece com 28% das intenções

O Instituto Opinião realizou uma pesquisa eleitoral, de 21 a 23 de março, sobre as eleições para a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, 801 pessoas foram ouvidas, sendo professores, servidores e estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES). Segundo o levantamento, se a eleição acontecesse hoje, Miguel Sanches Neto, candidato pela chapa ‘Sempre UEPG’, venceria o pleito com 43,7% dos votos. Everson Augusto Krum, concorrente na chapa ‘UEPG: importante é você’, receberia 28% dos votos. Os indecisos/não sabem representam 22,9%, os nulos/brancos 3,4% e os que não opinaram são 2%. As eleições para a universidade pública acontecem em 9 e 13 de abril.

No mesmo levantamento do Instituto, que é registrado no Conselho Regional de Estatística e tem experiência em pesquisas eleitorais, 65,5% dos entrevistados aprovam a atual forma de gestão da UEPG – liderada por Miguel (buscará a sua reeleição). Já 17,3% desaprovam a administração da universidade pública, enquanto outros 17,2% não sabem ou não opinaram sobre o assunto. Miguel está à frente da IES desde 2018, quando venceu o último pleito. Na ocasião, seu vice foi Everson Krum, hoje, candidato por outra chapa.

Os participantes da pesquisa também avaliaram a atual gestão da UEPG como ótimo/bom/regular/ruim/péssimo/não sabe; não opinou. Dos entrevistados, 22,5% entendem que a administração da universidade pública é ótima, 37,6% avaliam como boa e 26,8% acham regular. Além disso, 5,2% opinam como ruim, 3,8% como péssima e 4% não sabem ou não opinaram sobre o assunto. Todos os dados acima foram encaminhados ao Portal aRede e podem ser analisados na íntegra nas imagens abaixo:

Por fim, o Instituto Opinião destaca que dos professores entrevistados, 64% são do Campus de Uvaranas, 33% do Campus Central e 3% do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) e Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai). Já em relação aos servidores, 54% são do Campus de Uvaranas, 39% do Campus Central e 7% do HURCG e Humai. Para finalizar, sobre os estudantes, 47% são do Campus de Central, 49% do Campus de Uvaranas e 4% do HURCG e Humai.

Eleições acontecem no próximo mês

Neste ano, duas chapas concorrem à reitoria da universidade ponta-grossense. A ‘Sempre UEPG’ (chapa 2) tem como candidato a reitor Miguel Sanches Neto, enquanto seu vice é Ivo Mottin Demiate. Já pela ‘UEPG: importante é você’ (chapa 1), o candidato a reitor é Everson Augusto Krum e seu vice é Vanderlei Lima – mais detalhes acesse aqui. O pleito acontecerá em duas datas: em 9 de abril, das 17h às 21h, nos campi avançados e polos de ensino à distância; e em 13 de abril, das 9h às 22h, no Campus Central e no Campus de Uvaranas, ambos localizados em Ponta Grossa. Já a apuração dos votos acontecerá no Ginásio de Esportes do curso de Educação Física, no Campus de Uvaranas, em 13 de abril, a partir das 22h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE