PUBLICIDADE

PG terá ato de sensibilização à Epilepsia neste sábado

Durante o sábado ocorrerá o evento I Tarde Roxa Ponta Grossa, iniciativa organizada pela embaixada da Associação Brasileira de Epilepsia no Paraná e pelo movimento Março Roxo Ponta Grossa.

A elaboração da legislação municipal teve início no município de Ponta Grossa.
A elaboração da legislação municipal teve início no município de Ponta Grossa. -

Durante o sábado ocorrerá o evento I Tarde Roxa Ponta Grossa, iniciativa organizada pela embaixada da Associação Brasileira de Epilepsia no Paraná e pelo movimento Março Roxo Ponta Grossa

Ponta Grossa terá a primeira edição da campanha Tarde Roxa neste sábado (26), no Lago de Olarias a partir das 14h. A organização convida os ponta-grossenses a se vestirem de roxo e ir conhecer um pouco mais sobre a doença.

Durante o mês de março celebramos o Dia Roxo, conhecido internacionalmente como Purple Day, ou DIA ROXO, no Brasil, sendo a data referente às mobilizações que tem por objetivo a sensibilização da sociedade em relação à Epilepsia, doença que afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, conforme dados da Associação Pan-Americana de Saúde — OPAS.

A Lei Municipal nº 13.140/2019 institui a campanha no âmbito local, inserindo no calendário de atividades municipais ações, de caráter educativo, buscando o rompimento com o preconceito e desmistificando os estigmas existentes em torno da doença. A elaboração da legislação municipal teve início no município de Ponta Grossa, porém outras cidades também contemplam a existência de normativa específica, como Carambeí e Castro.

Durante o sábado ocorrerá o evento I Tarde Roxa Ponta Grossa, iniciativa organizada pela embaixada da Associação Brasileira de Epilepsia no Paraná e pelo movimento Março Roxo Ponta Grossa, contando com o apoio de importantes parceiros como a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Centro Universitário Internacional Uninter, Justiça Federal, Hospital Santa Casa de Ponta Grossa, Centro de Formação Profissional RESCUER, SESC Ponta Grossa e demais parceiros envolvidos na causa.

O evento consiste em propiciar um momento educativo para a população em relação às informações sobre a Epilepsia, principalmente para as pessoas com Epilepsia, familiares e pessoas próximas, também contando com atividades relacionadas à esclarecimentos quanto aos direitos sociais, realizada pela Justiça Federal, além da equipe do SESC que realizará a aferição de pressão arterial, testes de glicemia, colesterol e avaliação odontológica à comunidade.

Em relação aos atendimentos às pessoas com Epilepsia, no âmbito do Estado do Paraná, durante o biênio de 2020-2021, segundo informações do Sistema de Informações ao Cidadão, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, foram identificados os seguintes números, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas:

— Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado — SIHD: 5.534 casos;

— Sistema de Informação Ambulatorial — SIA: 19.365.597 casos.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE