Criança recebe 1ª dose e homenageia pai vítima da covid | aRede
PUBLICIDADE

Criança recebe 1ª dose e homenageia pai vítima da covid

Homenagem foi feita pelo pequeno Paulinho Teleginski, de 10 anos, que recebeu a primeira dose do imunizante 7 meses após vivenciar a morte do pai em decorrência de complicações da covid

VÍDEO
Homenagem foi feita pelo pequeno Paulinho Teleginski, de 10 anos, que recebeu a primeira dose do imunizante 7 meses após vivenciar a morte do pai | Autor: Divulgação

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Homenagem foi feita pelo pequeno Paulinho Teleginski, de 10 anos, que recebeu a primeira dose do imunizante 7 meses após vivenciar a morte do pai em decorrência de complicações da covid

“Pai. Você virou estrelinha, mas sempre estará vivo em meu coração”. É com essa mensagem em sua mão, estampada em um balão em formato de coração, que o pequeno Paulinho Teleginski, de 10 anos, recebeu sua primeira dose de vacina contra o coronavírus na última sexta-feira (28), vírus que vitimou seu pai, Paulo Teleginski, há exatos sete meses, em 28 de junho de 2021. Depois de receber o imunizante, ele soltou o balão, enchido com gás hélio, para que a mensagem subisse até os céus e chegasse até seu genitor.

Mas essa emocionante homenagem não parou por aqui: Paulo Henrique Teleginski Filho recebeu o imunizante da Pfizer usando as roupas e o boné do pai. A camiseta escolhida por ele era do estilo “tal pai, tal filho”, a qual ele ainda guarda a pequena igual, no intuito de fazer todas as homenagens possíveis. A camiseta era do Corinthians, time pelo qual o pai era fanático.

De acordo com a irmã, Mery Teleginski, a decisão de fazer a homenagem foi do próprio garoto, que ficou muito feliz em poder realizar esse tributo. “Ele é uma criança muito inteligente. Eu e minha irmã [Paula Alessandra] fizemos homenagens também quando tomamos a primeira dose de nossas vacinas, e ele queria fazer também algo especial”, resumiu. O próprio Paulinho confirmou isso ao Portal aRede. “Eu quis homenagear meu pai do mesmo jeito que as minhas irmãs fizeram, e também porque ele iria ficar orgulhoso disso”, revelou.

O garoto não esconde as saudades do pai, ao recordar o quão Teleginski era importante em sua vida, razão pelo qual ele levou as memórias consigo neste momento tão marcante. “Ele era um pai bem presente, eu tenho muitas memórias boas com ele. E eu senti que ele merecia essa homenagem, porque ele sempre estava presente em tudo: quando eu precisava dele, ele estava lá. Essa é a importância dele na minha vida. Eu amava muito ele!”, disse, emocionado.

Saudade e emoção

Paulo Teleginski tinha apenas 51 anos quando morreu em decorrência das complicações do coronavírus, interrompendo precocemente essa relação de amizade e companheirismo com Paulinho. Ele, que era Policial Rodoviário Federal aposentado, ficou 39 dias internado na UTI do Hospital Universitário da UEPG, quando veio a ter uma parada cardíaca, devido às complicações da doença, e não resistiu. Após seu falecimento, a própria PRF também prestou homenagens ao policial aposentado.

Para a mãe de Paulinho, Simone Malaquias Teleginski, a emoção em ver o filho vacinado se misturou com sentimentos de saudade em dose dupla, porque, além do marido, também perdeu o pai para a doença. Ela própria ficou duas semanas internada na UTI, em decorrência de complicações da Covid, em um período de drama familiar. “No ano passado, na casa, todos fomos infectados pela Covid: eu, o Paulinho e o Paulo, por último. Eu estava na UTI e o Paulo segurando para não ir para o hospital, porque ele estava cuidando do Paulinho. Eu perdi meu pai e meu marido para essa doença, então foi um momento muito emocionante para mim”, afirmou Simone. Quando ela saiu do hospital, Paulo já estava internado, intubado, na UTI.

“Por esse motivo, estava apreensiva para a vacinação do Paulinho, aguardando o cadastro e não saía a data. Todos da família ficamos aguardando, até que saiu o dia e todos ficamos felizes. Até chorei”, recorda. “E no momento que ele estava sendo vacinado, foi uma sensação de alívio, de agradecimento a Deus por ter vindo a vacina para as crianças e pela oportunidade dele ser imunizado”, completou Simone.

Depois da vacinação, na frente do lugar onde se vacinou, no momento que Paulinho soltou o balão, acompanhado das irmãs e da mãe, todos foram tomados pela comoção. “Quando eu soltei o balão, eu senti que ele ia ficar feliz e orgulhoso por eu ter soltado o balão, para ele ter pego”, afirmou o pequeno. Depois desse ato, quando retornavam para a casa, e estavam no carro, Simone lembra uma das frases do filho. “Ele disse: ‘Eu acho que nessa hora o pai já pegou o balão, né?’. Ele ficou muito feliz em fazer a homenagem ao grande homem e grande pai que era. Foi um momento muito lindo”.

Família alerta sobre a relevância da vacinação

Além de homenagear o pai, essa foi uma forma também encontrada pela família Teleginski de reforçar a importância da vacinação, para que menos vidas sejam perdidas em decorrência da Covid-19, especialmente neste momento em que o número de casos, internações e mortes estão voltando a crescer em todo o país. “É importante para incentivar outros pais e outras crianças a tomarem a vacina, pois sabemos que há muita resistência. E não queremos que nenhuma família passe por isso”, reafirmou Mery, reforçando a frase que “vacinas salvam vidas”.

A mãe da criança destaca a relevância da imunização para o futuro, para dias mais seguros não apenas para os próximos, mas para toda a comunidade. “É importante para que as pessoas vejam que a vacina é segura. Há tantos pais que não vão dar vacina nos filhos, sendo que eles podem até perder o filho. O Paulinho vai tomar todas as vacinas que precisar tomar, porque isso traz segurança, para ele viver bem e não ter problemas da saúde”, alerta.

E o próprio Paulinho deixa a mensagem de alerta para a nova geração, para aqueles da sua idade, que agora podem ser imunizados. “Eu falo para todas as crianças se vacinarem, para aproveitarem a oportunidade que as outras pessoas não tiveram, de tomar vacina, e infelizmente vieram a falecer”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE