Lei obriga que produto orgânico tenha destaque em PG | aRede
PUBLICIDADE

Lei obriga que produto orgânico tenha destaque em PG

Estabelecimentos comerciais de Ponta Grossa têm 90 dias para se adequarem a nova lei municipal.

Vereador Julio Kuller (MDB) é o autor do projeto que virou lei em Ponta Grossa.
Vereador Julio Kuller (MDB) é o autor do projeto que virou lei em Ponta Grossa. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estabelecimentos comerciais de Ponta Grossa têm 90 dias para se adequarem a nova lei municipal

Produtos orgânicos terão espaços exclusivos nos estabelecimentos comerciais de Ponta Grossa. A Lei nº 14.013 foi publicada, na última terça-feira (27), no Diário Oficial da cidade e tem a assinatura da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e do procurador geral do Município, Gustavo Schemim da Matta. Os estabelecimentos têm agora 90 dias para se adequarem às disposições da lei, que surgiu do Projeto de Lei (PL) 034/2021 de autoria do vereador Julio Kuller (MDB).

De acordo com a nova lei, a identificação dos produtos “deverá ser de fácil visualização pelo consumidor e conterá os seguintes dizeres: Produto Orgânico – Sem Agrotóxico”. Além disso, a Lei nº 14.013 considera produto orgânico, ‘in natura’ ou processado, “aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local”, explica o artigo 2º.

Quando propôs o PL, o parlamentar Julio justificou que a ideia visaria a estimular “a alimentação saudável como forma de viver melhor e prevenir doenças. Assim, o consumo de alimentos saudáveis precisa ser visto como um direito de todo cidadão, sendo um dever do Estado o estímulo de uma alimentação saudável”, explicou à época.

Por fim, o descumprimento da lei “sujeitará o estabelecimento infrator” a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Na época da votação do projeto de lei, todos os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) votaram a favor da proposta. A lei na íntegra pode ser acessada clicando aqui.

Assuntos semelhantes:

Câmara discute 'linguagem neutra' em escolas de PG.

Programa que identifica celulares roubados vira lei.

Bolsonaro veta PL que facilita tratamento contra câncer.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE