PUBLICIDADE

Ratinho Jr. apresenta verbas para a UEPG e Bakri aprova PL

Projeto de lei foi apresentado pelo Poder Executivo e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Alep.

Governador Ratinho Jr. (PSD) e deputado Hussein Bakri (PSD).
Governador Ratinho Jr. (PSD) e deputado Hussein Bakri (PSD). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me

Projeto de lei foi apresentado pelo Poder Executivo e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Alep

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderá receber um equipamento importado para a infraestrutura de seus laboratórios. A busca pelo material é do Poder Executivo, por meio do Projeto de Lei (PL) 292/2021, o qual aprova um crédito especial ao orçamento da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A proposta foi aprovada nesta terça-feira (29), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O valor total, de R$ 187.476,00, será destinado para a UEPG e também para a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Esse recurso, se aprovado, será liberado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Sobre a possível destinação de verba para a área da Ciência, Hussein Bakri (PSD), membro da CCJ e relator do projeto, reforça que é preciso “fortalece-las e inseri-las (universidades) cada vez mais no dia a dia da sociedade paranaense. E, no caso dos Campos Gerais, a UEPG faz esse trabalho com excelência há mais de 50 anos e sempre será merecedora do nosso apoio”, reforça o parlamentar ao Portal aRede.

De acordo com o PL, o que também caracteriza a destinação de recursos para a compra de um equipamento importado para a UEPG é o desenvolvimento e aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição de Ensino Superior (IES). Além disso, “impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção do conhecimento científico e inovação tecnológica”, explica parte do documento.

O PL deu entrada na Alep em 23 de junho, em regime de urgência, e agora deve passar por mais duas comissões, antes de ir para Plenário e posterior discussão entre os deputados estaduais: Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; e Comissão de Finanças e Tributação.

Recursos para a pesquisa

Caso o projeto venha a ser aprovado pela Casa de Leis, os recursos serão utilizados para a infraestrutura de pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O dinheiro será usado no Complexo de Laboratórios Multiusuários, o qual é gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da instituição. A destinação será importante para as pesquisas nas áreas Agrárias, Exatas, Saúde, Engenharias, Biológicas e também na Saúde.

Assuntos semelhantes:

Estado aguarda Nissin confirmar aporte de R$ 1 bi.

Rebouças garante água potável para mais de 300 famílias.

UEPG coordena integração entre instituições com internet de alta velocidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE