PUBLICIDADE

Polícia Civil indicia dono de pitbulls por ataque em Olarias

Pitbulls mataram cão da casa do vizinho. Dono dos cães foi responsabilizado criminalmente e pode pegar até dois meses de prisão

Cães passaram pela cerca para invadir casa vizinha e atacar outro cão
Cães passaram pela cerca para invadir casa vizinha e atacar outro cão -

Pitbulls mataram cão da casa do vizinho. Dono dos cães foi responsabilizado criminalmente e pode pegar até dois meses de prisão

Um rapaz de 27 anos foi autuado por omissão de cautela de dois cachorros da raça pitbull que mataram o cão do vizinho. Eles teriam passado pela cerca entre as residências e mataram o outro animal. A situação ocorreu na semana passada, no bairro de Olarias. O dono do cão foi responsabilizado e pode pegar até dois meses de prisão.

A Polícia Civil esteve na residência e verificou que o canil onde estavam os animais era inadequado para manter cães do porte dos pitbulls. Segundo os policiais, havia apenas uma tela como barreira entre o canil e a propriedade do vizinho, e essa tela era fraca e estava mal fixada. Com a força feita pelos animais, a tela cedeu, facilitando que os pittbuls capturassem o cão do vizinho - fato que revoltou os moradores da região.

Segundo testemunhas, esta não é a primeira vez que um dos pitbulls desse tutor oferece risco a outros animais e à população: há algum tempo, a pitbull fugiu e atacou outro cão que transitava com seu tutor na rua.

O proprietário foi responsabilizado criminalmente pela contravenção penal de omissão de cautela na guarda de animal perigoso, com pena que pode chegar a dois meses de prisão.

Donos são responsáveis por danos ou lesões causadas pelos animais

A polícia alerta, ainda, que o dono do cão é responsável por qualquer dano ou lesão causado pelo animal, tanto na esfera criminal quanto na cível. Aproveita para reforçar, ainda, a importância no cumprimento das medidas de segurança que devem ser tomadas pelos donos de cães de raças consideradas perigosas enquanto transitam em locais públicos. É imprescindível o uso de equipamento de segurança conhecido como focinheira, coleira e guia, desde que estes sejam adequados e não machuquem os animais, de forma a garantir a segurança das pessoas.

O não cumprimento pode gerar sanções, desde multa e, até mesmo, apreensão do animal.

Com informações da Polícia Civil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE