PUBLICIDADE

PG completa 10 meses do 1º caso da covid-19

Em 21 de março, Ponta Grossa registrou primeiro caso do novo coronavírus. Hoje já são mais de 16 mil casos positivos

Imagem ilustrativa da imagem PG completa 10 meses do 1º caso da covid-19
-

Em 21 de março, Ponta Grossa registrou primeiro caso do novo coronavírus. Hoje já são mais de 16 mil casos positivos

Nesta quinta-feira (21) completam-se 10 meses desde o primeiro caso de covid-19 registrado em Ponta Grossa. Desde então, o município já registrou mais de 16 mil casos positivos, com 259 mortes e 6.411 recuperados. A pandemia da covid-19 mudou as relações sociais, com a suspensão das atividades escolares presenciais, fechamento de setores comerciais e alteração em diversos hábitos da população.

Neste período, a cidade também se preparou para atender a demanda provocada pela pandemia. O Hospital Universitário (HU-UEPG), por exemplo, sempre foi uma unidade hospitalar de média e alta complexidade para toda a região dos Campos Gerais e, atualmente, se tornou unidade de referência para atender quase que exclusivamente casos da covid-19.

Se o primeiro caso positivo do novo coronavírus da cidade chamou a atenção e, em certa medida, causou medo na população, com o passar do tempo a infecção pelo vírus foi sendo “normalizada”. Além dos problemas com a sobrecarga na saúde, o município também teve que enfrentar a realização de festas clandestinas e aglomerações em diferentes ocasiões.

Dez meses depois do primeiro caso, Ponta Grossa se aproxima de ter infectado 5% da população pela covid-19. Nesta quinta-feira (21), o boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) notificou 276 novos casos e o município soma 16.271 casos confirmados desde o começo da pandemia. Além disso, Ponta Grossa contabilizou mais quatro óbitos confirmados pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim, do total de 16.271 infectados há 6.411 recuperados (39% do total), além de outros 9.517 pacientes em isolamento domiciliar (58,4% do total), 51 pacientes em enfermarias (0,3% do total) e 259 novos óbitos (1,5% do total). Além disso há outros cinco óbitos a serem confirmados.

Retorno das aulas pode estar comprometido

Com o avanço do número de casos positivos na cidade e também nas mortes causadas pela covid, o retorno das aulas na rede municipal de ensino deve estar comprometida em Ponta Grossa. O retorno às atividades estava agendado para o próximo dia 18 de fevereiro, mas pode ser cancelado diante da nova crescente de casos de covid. As aulas presenciais foram suspensas no município desde o dia 20 de março de 2020 e, desde então, o município tem usado a TV Educativa para transmitir aulas do ensino fundamental.

Ocupação hospitalar preocupa

Dos 64 leitos clínicos disponíveis no HU-UEPG, 64 deles estão ocupados (taxa de ocupação de 100%) e dos 46 unidades de terapia intensiva (UTIs), 40 delas estão ocupadas (86% de ocupação). A altíssima taxa de ocupação do HU-UEPG forçou o Hospital a atender exclusivamente casos de covid-19, como também transferiu boa parte das demandas para outros hospitais, como o Pronto Socorro Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE