PUBLICIDADE

Perfil: Conheça a prefeiturável Mabel Canto

Deputada estadual lidera “frente popular” com o apoio de diversas lideranças. Mabel quer ser a primeira prefeita da história de Ponta Grossa

Candidata lidera "frente popular" e quer ser a primeira prefeiturável da história
Candidata lidera "frente popular" e quer ser a primeira prefeiturável da história -

Deputada estadual lidera “frente popular” com o apoio de diversas lideranças. Mabel quer ser a primeira prefeita da história de Ponta Grossa

Com apenas 35 anos de idade, Mabel Canto (PSC) acumula experiência e capital político. A advogada ingressou na vida pública em 2018, quando foi eleita a primeira deputada estadual de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Dois anos depois, Mabel disputa o cargo máximo da política princesina, sonhando ser a primeira prefeita eleita na história de Ponta Grossa.

Para disputar o pleito, Mabel teve que fazer um “aditivo” nos compromissos firmados com a população. Quando se candidatou ao cargo de deputada em 2018, a advogada assinou um documento em cartório dizendo que cumpriria integralmente o mandato. Em 2020, Mabel decidiu disputar o comando da Prefeitura para “representar a população mais humilde”.

No pleito deste ano, a deputada estadual tem como vice na chapa Pietro Arnaud (PSB), vereador de segundo mandato conhecido pela atuação técnica. A participação de Pietro na chapa também coroa o apoio do deputado federal Aliel Machado (PSB) - a candidatura de Mabel e Pietro é fruto da união de “grupos populares”, comandados por Aliel e Jocelito Canto, ex-prefeito, ex-deputado e pai de Mabel.

Na Assembleia, Mabel realizou um mandato pautado na austeridade. Desde que foi eleita, a deputada impôs medidas de austeridade, com divulgação de gastos do gabinete e doação de 50% dos próprios salário. Além disso, Mabel sempre defendeu a redução de cargos de comissão, nomeando apenas metade dos cargos comissionados que teria direito.

Mabel fez parte da base do Governo na Assembleia Legislativa até ‘rachar’ com a gestão em uma discussão pública com o líder de Ratinho na Assembleia, Hussein Bakri (PSD). Durante a campanha, Mabel reconheceu a influência do pai, Jocelito, mas buscou construir um discurso próprio ao lado de Pietro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE