PUBLICIDADE

Stocco cobra testes para população com sintomas da Covid-19

Vereador destaca aprovação de verbas extras para saúde e cita possível "subnotificação" nos casos da doença na cidade, com pacientes sintomáticos e sem passar por exames.

Parlamentar acredita que a Prefeitura de Ponta Grossa pode ser um exemplo na testagem da população
Parlamentar acredita que a Prefeitura de Ponta Grossa pode ser um exemplo na testagem da população -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Vereador destaca aprovação de verbas extras para saúde e cita possível "subnotificação" nos casos da doença na cidade, com pacientes sintomáticos e sem passar por exames.

O vereador Geraldo Stocco (PSB) voltou a cobrar a prefeitura de Ponta Grossa pela falta de testes rápidos de detecção do novo coronavírus. De acordo com o vereador, pacientes sintomáticos estão indo às unidades de atendimento de Saúde e não estão realizando testes, o que pode causar uma subnotificação de casos na cidade e diminuir as chances de mapear a real situação da doença.

De acordo com o vereador, são inúmeros relatos de pacientes com sintomas da Covid-19 que vão aos locais de atendimento e saem de lá sem serem testados. O vereador entende que a falta de testes é um problema nacional, mas acredita que a Prefeitura de Ponta Grossa pode ser um exemplo na testagem da população. “Recentemente a Câmara aprovou diversos valores para o combate ao coronavírus. Eles poderiam ser utilizados para a aquisição de testes rápidos, assim como algumas cidades brasileiras estão fazendo e gerando resultados”, explica. O vereador se refere, por exemplo, a valores repassados do Procon de Ponta Grossa via um fundo especial e também a aprovação recente da Câmara de R$ 2 milhões para o combate à doença.

“Os pacientes com a suspeita da doença vão até a UPA da Santa Paula e não são testados. Quero deixar claro que a culpa não é dos profissionais de Saúde, já que eles não possuem testes suficientes para atender a todos. Quem deveria se mexer é a Prefeitura, adquirindo os testes rápidos. Essa é a única maneira de descobrirmos qual o tamanho da doença em Ponta Grossa e em quais condições de contágio ela está”, conta.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE