PUBLICIDADE

Concurso de crônicas homenageia o escritor Guaracy Paraná Vieira

Desde a fundação da entidade em 1999, este é o quinto concurso promovido pela ALCG

Imagem ilustrativa da imagem Concurso de crônicas homenageia o escritor Guaracy Paraná Vieira

Hygor Leonardo

@Siga-me

Desde a fundação da entidade em 1999, este é o quinto concurso promovido pela ALCG

A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) promove concurso de crônicas que leva o nome do saudoso escritor Guaracy Paraná Vieira, patrono da Cadeira nº 20 da entidade. O estatuto da ALCG destaca a missão de cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura e prevê a realização de concursos literários nas mais diversas modalidades textuais, a critério dos organizadores. A gestão 2019 – 2021 optou por homenagear o autor que durante cerca de 40 anos produziu mais de 16 mil crônicas.

Segundo a presidente da entidade, Renata Regis Florisbelo: “Atribuir o nome de um concurso a um autor de reconhecido talento no estilo textual em questão é um excelente modo de homenagear este autor e de personalizar o concurso conferindo-lhe uma identidade forte. O nome Guaracy Paraná Vieira não pode ser esquecido, pois é um marco na memória dos ponta-grossenses, sobretudo como suas crônicas chegavam às casas por meio de leitura diária em rádio, sendo um momento aguardado por todos”. Vários foram os títulos que nominaram os textos do autor, dentre os quais: Um homem dentro da vida, O assunto é diário, e o mais famoso: Perfis da Cidade. Ainda sobre o encantamento provocado pelas crônicas do Vieira Filho, pseudônimo do autor, a contadora de histórias e idealizadora do Bando da Leitura, Lucélia Clarindo relembra: “Todos os dias quando meu pai chegava do trabalho para almoçar, o rádio estava ligado e escutávamos juntos a crônica de Vieira Filho na palavra de Barros Júnior. A canção, as palavras, um momento impossível de esquecer”.

Para efetivar a inscrição os participantes deverão encaminhar os seus trabalhos para o e-mail concurso.alcg@gmail.com a partir de 31 de março até 31 de maio, sendo que cada autor poderá participar com até três (3) crônicas com tema livre. Os textos deverão conter, no máximo, 3.500 (três mil e quinhentos) caracteres com espaço. O edital completo pode ser consultado na página do Facebook da ALCG.

Conforme orienta o coordenador do concurso e secretário-geral da ALCG, escritor Flávio Madalosso Vieira: Entende-se por “crônica”, na concepção didática e prática do termo, em consonância com a criação de Machado de Assis, o texto – narrativo, dissertativo, descritivo ou jornalístico – referente a fato recente ou ficção com caráter crítico (o comentário do autor). Pode ou não ter título. Um trecho de uma crônica de autoria de Vieira Filho ilustra o conceito:

[...] O tempo passava, a enxurrada findava, a gente ía brincar com outros brinquedos e sonhar outros sonhos. Porém, num momento fugaz, sem sair da beira da calçada por um instante, havíamos vivido intensamente, perigosamente, heroicamente, imaginando mil peripécias enquanto apreciávamos a cena prosaica e banal de um barquinho de papel se desfazendo tragado pelas águas revoltas na boca de um bueiro. Como era fácil ser feliz nos tempos da infância...

Vieira Filho, in Perfis da Cidade, pág. 163, 1993, Centro de Publicações da UEPG.

O concurso conta com o apoio do Centro Cultural Professor Faris Michaele e terá a premiação realizada durante o lançamento da Antologia 11 da Academia de Letras dos Campos Gerais. A premiação é de caráter simbológico, através da entrega de certificados de classificação do 1º, 2º, 3º lugar e menções honrosas. Os textos premiados devem ser publicados na Antologia 11, além da divulgação nas redes sociais da ALCG e em outros veículos de comunicação.

A promoção de concursos literários está prevista no estatuto da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), entretanto fica a critério de cada gestão realizar ou não concurso conforme o conjunto de atividades previstas para o período.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE