PUBLICIDADE

Vândalos furtam placas de bronze de monumentos

Monumentos da Praça Marechal Floriano Peixoto foram danificados pela ação de vândalos

Imagem ilustrativa da imagem Vândalos furtam placas de bronze de monumentos
-

Monumentos da Praça Marechal Floriano Peixoto foram danificados pela ação de vândalos

Monumentos que contam parte da história de Ponta Grossa seguem sendo danificados e vandalizados. O último alvo foram os monumentos instalados na Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça da Catedral, localizada no Centro da cidade. No local, placas de bronze que traziam informações sobre os monumentos foram furtadas, além de outros danos contra a estrutura.

A praça sedia o Obelisco aos Fundadores da Cidade, o Monumento ao Sesquicentenário e o Monumento à Bíblia e a Catedral de Sant’Ana. Ao menos duas das três placas foram furtadas - o caso foi flagrado pelo repórter do do portal, Cristiano Barbosa, aRede nesta semana. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, comandada por Marcio Ferreira, afirmou que tomou conhecimento do caso e levantará os prejuízos causados e os gastos para reparar os estragos.

O município reforçou a existência da Lei 13.243, de 30/08/2018, que permite a aplicação de sanções administrativas nos casos de vandalismo e/ou depredação do patrimônio público no âmbito municipal. A lei prevê que a pessoa que for flagrada praticando atos de vandalismo e/ou depredação em imóveis do patrimônio histórico, monumentos, bancos de praças, viadutos, escolas municipais, centros municipais de educação infantil, unidades de saúde e outros prédios ou bens públicos, ficará sujeita, independente da responsabilização civil e penal, as sanções administrativas.

A lei prevê multa de 30 valores de referência, cerca de R$ 2,5 mil, no caso do primeiro ato de flagrante cometido pelo(a) cidadão(ã) e multa dobra em caso de reincidência. A situação registrada na Praça da Catedral se repete em vários outros pontos históricos da cidade, apesar dos esforços da Prefeitura em realizar manutenção preventiva dos locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE