PUBLICIDADE

Ano novo é marcado por inúmeras despesas

Para os ponta-grossenses, diferencial é que o pagamento do IPTU foi postergado para o mês de março

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo é marcado por inúmeras despesas
-

Fernando Rogala

@Siga-me

Para os ponta-grossenses, diferencial é que o pagamento do IPTU foi postergado para o mês de março

O fim de ano chega e o período é bastante esperado pelo pagamento do 13º salário, o qual, além de comprar presentes, é utilizado por um percentual representativo da população para quitar dívidas acumuladas no decorrer do ano. Agora, passado o Natal e com as dívidas quitadas, o Ano Novo chega e traz com ele novas contas, as tradicionais de começo de ano, como IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT), material escolar e, em algumas cidades, o IPTU. Especialistas recomendam o gasto e pagamento consciente para iniciar o ano sem cair em dívidas que possam se tornar um pesadelo no decorrer do ano.

Em Ponta Grossa, os moradores terão um alívio um pouco maior neste início de 2020: no ano passado a prefeitura postergou o pagamento do Imposto predial e Territorial Urbano para o mês de março. Essa foi uma medida adotada em 2019, mantida para 2020, explica o secretário municipal de Fazenda, Claudio Grokoviski. “A mudança visava justamente dar maior fôlego ao contribuinte com as despesas de início de ano. A medida se mantém, visto que o resultado foi positivo junto à população, tendo impacto também na inadimplência, que se manteve em níveis muito menores que a que enfrentamos em 2017, acima de 40%”, resume. A cota única terá vencimento em 10 de março, com desconto de 15% sobre o valor do IPTU. O imposto pode ser parcelado em 10 vezes, com o pagamento previsto para todo dia 20, de março a dezembro.

O IPVA e o seguro obrigatório, porém, devem ser pagos em janeiro, entre os dias 23 e 29 de janeiro. Para quem pagar à vista esse imposto incidente sobre veículo automotores, tem o desconto de 3%. Quem optar por fazer parcelado, pode dividir em apenas três vezes, sendo a primeira parcela vencendo no mesmo dia do pagamento à vista, e a segunda parcela entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Quanto ao pagamento do seguro, ele deve ser quitado junto à primeira parcela, neste mês de janeiro, entre os dias 23 e 29. Fica o alerta que, em 2020, o governo não enviará o boleto, e caberá aos proprietários imprimirem ou irem até os bancos credenciados com o número do Renavam do veículo.

Janeiro também é o mês de maior volume de vendas nas livrarias, papelarias e supermercados. É quando o maior percentual dos pais vão até esses estabelecimentos para fazerem as compras dos materiais escolares para o início do ano letivo, no início de fevereiro (as estaduais e municipais, por exemplo, tem início no dia 5). Contudo, este é um gasto que pode ser parcelado em várias vezes e sem juros, conforme o estabelecimento.

Prazos

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento pelo Detran. O vencimento da primeira parcela (ou parcela única) para ambos os impostos ocorre nos seguintes dias: 23 para placas com finais 1 e 2; 24 para placas com finais 3 e 4; 27 para placas com finais 5 e 6; 28 para placas com finais 7 e 8; e dia 29 de janeiro para placas com finais 9 e 0.

Consumidores devem ficar alertas ao fazerem dívidas

Especialistas, porém, alertam quanto aos riscos de parcelar e cair no rotativo do cartão e cheque especial, e também recorrer muitas vezes ao empréstimo pessoal. “O crédito de curto prazo é fácil e rápido. O grande problema destas modalidades são as altas taxas de juros cobradas e, no desespero, muita gente não se atenta a isso”, explica Flávio Shechter, Gerente de Crédito da Creditas, principal plataforma online de empréstimo com garantia do Brasil. Um estudo realizado em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 59% dos consumidores, por exemplo, desconhecem as taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, em caso de atraso no pagamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE