Ano novo é marcado por inúmeras despesas | aRede
PUBLICIDADE

Ano novo é marcado por inúmeras despesas

Para os ponta-grossenses, diferencial é que o pagamento do IPTU foi postergado para o mês de março

Imagem ilustrativa da imagem Ano novo é marcado por inúmeras despesas
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para os ponta-grossenses, diferencial é que o pagamento do IPTU foi postergado para o mês de março 

O fim de ano chega e o período é bastante esperado pelo pagamento do 13º salário, o qual, além de comprar presentes, é utilizado por um percentual representativo da população para quitar dívidas acumuladas no decorrer do ano. Agora, passado o Natal e com as dívidas quitadas, o Ano Novo chega e traz com ele novas contas, as tradicionais de começo de ano, como IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT), material escolar e, em algumas cidades, o IPTU. Especialistas recomendam o gasto e pagamento consciente para iniciar o ano sem cair em dívidas que possam se tornar um pesadelo no decorrer do ano.

Em Ponta Grossa, os moradores terão um alívio um pouco maior neste início de 2020: no ano passado a prefeitura postergou o pagamento do Imposto predial e Territorial Urbano para o mês de março. Essa foi uma medida adotada em 2019, mantida para 2020, explica o secretário municipal de Fazenda, Claudio Grokoviski. “A mudança visava justamente dar maior fôlego ao contribuinte com as despesas de início de ano. A medida se mantém, visto que o resultado foi positivo junto à população, tendo impacto também na inadimplência, que se manteve em níveis muito menores que a que enfrentamos em 2017, acima de 40%”, resume. A cota única terá vencimento em 10 de março, com desconto de 15% sobre o valor do IPTU. O imposto pode ser parcelado em 10 vezes, com o pagamento previsto para todo dia 20, de março a dezembro.

O IPVA e o seguro obrigatório, porém, devem ser pagos em janeiro, entre os dias 23 e 29 de janeiro. Para quem pagar à vista esse imposto incidente sobre veículo automotores, tem o desconto de 3%. Quem optar por fazer parcelado, pode dividir em apenas três vezes, sendo a primeira parcela vencendo no mesmo dia do pagamento à vista, e a segunda parcela entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Quanto ao pagamento do seguro, ele deve ser quitado junto à primeira parcela, neste mês de janeiro, entre os dias 23 e 29. Fica o alerta que, em 2020, o governo não enviará o boleto, e caberá aos proprietários imprimirem ou irem até os bancos credenciados com o número do Renavam do veículo.

Janeiro também é o mês de maior volume de vendas nas livrarias, papelarias e supermercados. É quando o maior percentual dos pais vão até esses estabelecimentos para fazerem as compras dos materiais escolares para o início do ano letivo, no início de fevereiro (as estaduais e municipais, por exemplo, tem início no dia 5). Contudo, este é um gasto que pode ser parcelado em várias vezes e sem juros, conforme o estabelecimento.

Prazos

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento pelo Detran. O vencimento da primeira parcela (ou parcela única) para ambos os impostos ocorre nos seguintes dias: 23 para placas com finais 1 e 2; 24 para placas com finais 3 e 4; 27 para placas com finais 5 e 6; 28 para placas com finais 7 e 8; e dia 29 de janeiro para placas com finais 9 e 0.

Consumidores devem ficar alertas ao fazerem dívidas

Especialistas, porém, alertam quanto aos riscos de parcelar e cair no rotativo do cartão e cheque especial, e também recorrer muitas vezes ao empréstimo pessoal. “O crédito de curto prazo é fácil e rápido. O grande problema destas modalidades são as altas taxas de juros cobradas e, no desespero, muita gente não se atenta a isso”, explica Flávio Shechter, Gerente de Crédito da Creditas, principal plataforma online de empréstimo com garantia do Brasil. Um estudo realizado em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 59% dos consumidores, por exemplo, desconhecem as taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, em caso de atraso no pagamento. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE