Milla destaca primeira sessão digitalizada da Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Milla destaca primeira sessão digitalizada da Câmara

Sessão de segunda-feira (14) marcou atividades digitalizadas, com funcionamento da intranet e redes de comunicação. Próxima etapa é a ativação da votação eletrônica.

Imagem ilustrativa da imagem Milla destaca primeira sessão digitalizada da Câmara
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sessão de segunda-feira (14) marcou atividades digitalizadas, com funcionamento da intranet e redes de comunicação. Próxima etapa é a ativação da votação eletrônica.

A sessão da Câmara de Ponta Grossa desta segunda-feira (14) foi marcada pelo início das operações digitalizadas no legislativo municipal. Após um investimento na aquisição de computadores, aparelhos de informática e um servidor interno, os vereadores puderam acessar todo o acervo de projetos de lei, moções, sugestões e todos os documentos da Câmara através dos computadores instalados em cada bancada.

O processo foi comemorado pelo presidente da Mesa Executiva, vereador Daniel Milla (PV). “Esse novo sistema deixa as informações muito mais acessíveis, além de gerar economia na impressão de documentos. Se o vereador precisar consultar uma moção, por exemplo, ele entra rapidamente no computador e tem um acesso fácil, sem a necessidade de buscar um papel no gabinete ou nos departamento da Câmara”, explica Milla.

A novidade foi exemplificada durante a sessão. No uso da tribuna pelo vereador Pietro Arnaud (Rede), o vereador sugeriu que os demais colegas de parlamento pesquisassem sobre um processo licitatório da Prefeitura de Ponta Grossa, rapidamente encontrado, acessado e debatido pelos demais membros da Câmara. “Toda as vezes que tivermos denúncias, questionamentos ou a necessidade de consulta a processo, agora pode ser feito na hora. É uma facilidade muito grande para os parlamentares”, reforma Milla.

Agora a Mesa Executiva entra em uma nova etapa do processo de digitalização das sessões. Nas próximas semanas, a empresa responsável pela informatização da Câmara deverá iniciar a instalação do sistema de votação e participação eletrônica das sessões. Segundo Milla, todas as solicitações dos vereadores passarão a ser realizadas através de um pedido digitalizado, gerando rapidez e eficácia nas sessões.

“Um exemplo: o vereador pede a palavra e a solicitação chega até a mesa do presidente. Ela virá na ordem correta de quem pediu. Da mesma forma funcionará o tempo de falar de cada um: o microfone será cortado automaticamente assim que estourar o limite. Tudo vai ser bem mais objetivo”, conta. As votações também serão feitas de maneira automática, sem a necessidade de que o primeiro secretário faça a chamada de cada vereadores para computar os votos. A expectativa é que o novo modelo seja colocado em prática ainda em 2019.

Vereadores passarão por capacitação

Para garantir o funcionamento do sistema eletrônico, todos os vereadores passarão por um processo de capacitação assim que a instalação for concluída, segundo o presidente. O objetivo é fazer com que os parlamentares se adaptem ao novo funcionamento e tenham facilidade nas intervenções realizadas durante a sessão. Ainda segundo Milla, será respeitado um período de transição entre o modelo atual de funcionamento e a utilização do sistema eletrônico, até que todos os vereadores tenham familiaridade com o meio digital.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE